O ENSINO DE ASTRONOMIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ASTRONOMIA: DESVENDANDO O CÉU”

Autores

  • Fábio Andrade de Moura Instituto Federal do Pará Campus Bragança (IFPA)
  • Rubens Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45939

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Ensino. Astronomia.

Resumo

Este artigo apresenta as ações relacionadas ao ensino de astronomia e educação inclusiva realizadas pelo projeto de extensão “Astronomia: Desvendando o Céu”. Inicialmente o artigo apresenta a fundamentação teórica embasado em autores que estudam a educação inclusiva; autores reconhecidos na área de educação em astronomia que também publicaram artigos sobre astronomia e a educação inclusiva; e a perspectiva da BNCC sobre a astronomia na educação básica. Reconhecendo que este artigo é uma pesquisa qualitativa com o objetivo de apresentar, discutir e refletir as ações do projeto que estão relacionadas ao contexto da educação inclusiva e o ensino de astronomia; refletir sobre as práticas de ensino realizadas inseridas no contexto da educação inclusiva. As ações do projeto foram realizadas em praças, escolas e vilas da periferia da cidade de Bragança e em Santa Luzia do Pará com a participação da Associação Bem Viver. Durante as ações verificamos a importância de levar os principais tópicos da astronomia relacionadas ao sistema solar e somado às práticas de observações astronômicas por meio dos telescópios contribuíram no desenvolvimento cognitivos das crianças e jovens participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AINSCOW, Mel. Inclusion and equity in education: making sense of global challenges. Prospects, [S.L.], v. 49, n. 3-4, p. 123-134, 17 set. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-09506-w.

ANDRADE, F. A pedagogia do afeto na sala de aula. Ilustrações: Vanessa Alexandre. 2. ed. Recife: Prazer de Ler, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, 2008.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2017.

FORLIN, C. The inclusive education policy conundrum: A realism for enabling sustainability, accountability and high-quality education Inclusive Education Policy Dialogue. 2018.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 1995.

GONÇALVES, C. de O. BARBOSA-LIMA, M. da C. (2013). INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO PROGRAMA DE VISITA ESCOLAR PROGRAMADA DO MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST). Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (15), 7–26. https://doi.org/10.37156/RELEA/2013.15.007

LANGHI, Rodolfo. ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: repensando a formação de professores. 2009. 372 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Para A Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), [S.L.], v. 12, n. 2, p. 205-224, ago. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental In: Revista Tecné, Episteme y Didaxis, nº 16 (Facultad de Ciencia y tecnologia, Bogotá), 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: ______ (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 9-29.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PRIETO, Rosângela Gavioli. Políticas públicas de inclusão: compromissos do poder público, da

escola e dos professores. São Paulo: Cortez, 2000.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DE MOURA, Fábio Andrade; SILVA, Rubens. O ENSINO DE ASTRONOMIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “ASTRONOMIA: DESVENDANDO O CÉU”. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 115–123, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45939. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45939. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)