OS INDICADORES DOS PROCESSOS DE PROBLEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO EM UMA AULA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45931Palavras-chave:
Problematização. Contextualização. Ensino de Física por investigação. Clube de Ciências. Indicadores.Resumo
Este trabalho objetiva caracterizar os elementos indicadores dos processos de contextualização e problematização em uma aula sobre as Leis da Inércia e da Ação e Reação no Clube de Ciências da UFPA, que é um espaço informal de estágio. Através do planejamento da aula, do relato do desenvolvimento da mesma; executada com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; e dos registros escritos destes estudantes, foram feitas identificações dos elementos presentes nas situações pedagógicas que permitissem caracterizar os processos de problematização e contextualização durante a aplicação de uma aula em que se usou a estratégia do ensino de ciências por investigação. Observou-se que o comportamento e diálogos dos alunos em sala de aula apresentaram momentos de contradição durante suas argumentações frente a situação de investigação proposta. Outro possível indicador foram as relações do que estava sendo investigado, em sala de aula, com situações do cotidiano. Assim, a partir da problematização inicial feita pelos professores, chegou-se ao processo de contextualização por parte dos alunos. Consideramos que as intervenções, durante as mediações dos processos pedagógicos, foram mais significativas por incentivar e conduzir a participação do aluno, e que são necessários conhecimentos que vão além do conteúdo a ser ensinado para o desenvolvimento de um ensino contextualizado e de formação do aluno como cidadão e como agente propagador de conhecimento e de informação em acordo com os objetivos do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) para o ensino fundamental.
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Referências
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