Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.44949Palavras-chave:
Ensino de física. Tecnologia. Experimentação.Resumo
Neste dossiê da Revista do Professor de Física, intitulado Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação, um conjunto de autores discute a importância de se ensinar Física a partir de metodologias que fazem uso de variados tipos de tecnologias e da experimentação. Os textos publicados neste dossiê refletem ações de pesquisa nos campos conceitual, experimental, epistemológico e metodológico do ensino de Física.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. D. O. O Software Modellus como ferramenta potencialmente significativa no ensino da cinemática. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Natal, 2015.
ARAÚJO, M. S. T., ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
DINIZ, S. N. F. O uso das novas tecnologias em sala de aula. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
FERREIRA, M; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-13, 2020.
FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; PAULUCCI, L.; MONEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.43, p. 1-13, 2021.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Ensino de Física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Revista Plurais, v. 6, n.2, p. 9-19, 2021.
FERREIRA, M.; PORTUGAL, K. O.; OLIVEIRA, A. A.; DUARTE, I. S. R.; SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, D. M. G.; MILL, D. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais na formação inicial do professor de Física: reflexões a partir da experiência em uma disciplina de Metodologia do ensino. Revista de Enseãnza de la Física, v. 34, n. 1, p. 129-150, 2022a.
FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P. .; SILVA FILHO, O. L.; COSTA, M. R. M.; SOARES NETO, J. J. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio. Pesquisa e Debate em Educação, v. 12, n. 1, p. 1-32, 2022b.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GODINHO, G. M. O uso de tecnologias no ensino de física. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Universidade de Uberaba (Uniube), Santa Maria do Suaçuí, 2021.
LACERDA, C. C. Problemas de aprendizagem no contexto escolar: dúvidas ou desafios? Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/index.php/941-problemasde-aprendizagem-no-contexto-escolar-duvidas-ou-desafios. Acesso em: 08 set. 2022.
MEDEIROS, A. P. A.; ARAÚJO, S. K. O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Sala de Aula. In: Encontro Estadual de Geografia, 2013, Natal. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/ppge/index.php/extensão. Acesso em: 08 Set. 2022.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
NASCIMENTO, T. L. Repensando o ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2010.
OLIVEIRA, J. M. M.; FERREIRA, M.; MILL, D. Tecnologias no Ensino de Física: um Estudo sobre Concepções e Perspectivas de Professores do Ensino Médio. Inclusão Social, v. 10, n. 1, p. 147-161, 2016.
REIS, E. M., SILVA, O. H. M. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes, v. 1, n. 2, p. 38-56, 2013.
SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Revista Espaço Acadêmico, v. 1, n. 7, 2001.
SILVA, A. M. Uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: Norteadores teórico-metodológicos da prática de professores dos anos iniciais da rede municipal de São José do Rio Preto. Dissertação de Mestrado (Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente-SP, 2011.
SILVA, M. N. M.; FILHO, J. B.R. O papel atual da experimentação no ensino de física. XI Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2010.
SILVA FILHO, O. L; FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. de B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 133, 2021.
UNESCO. TIC na educação do Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/accesstoknowledge/ict-in-education/. Acesso em: 08 set. 2022.
VEIT, E. A; TEODORO, V. D. Modelagem no ensino/aprendizagem de física e os novos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 87-96, 2002.
VILAÇA, G. M. Revisão Bibliográfica: A Experimentação no Ensino de Física. Relatório do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Licenciatura em Física). Universidade de São João del Rei, Minas Gerais, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).