Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas aos campos da Astronomia e de temáticas emergentes
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53464Palavras-chave:
Astronomia. Ensino de Física. Inovação Educacional. Temáticas Emergentes. Tecnologias Digitais.Resumo
Este Editorial aborda possibilidades e perspectivas para o ensino de Física, com ênfase na Astronomia e em temas emergentes. Explora-se o conceito de inovação na educação, com base em pesquisa biográfica, ressaltando a importância do aprendizado significativo por meio de MOOCs (Massive Open Online Courses). Além disso, discute-se a relação entre literatura e conhecimento astronô- mico, investigando as representações sociais em disciplinas de estágio docente na pós-graduação. Também são analisados impactos da formação continuada em Astronomia para professores do Ensino Fundamental. Propostas didáticas experimentais são apresentadas, incluindo o uso de um levitador sônico para o ensino de ondulatória e a análise de oscilações amortecidas em cilindros de papelão. Também são discutidos experimentos pedagógicos em cinemática, com o uso de simuladores PhET e lançamentos de foguetes de garrafa PET. Por fim, são apresentadas as contribuições teóricas de um experimento pedagógico realizado no âmbito do MNPEF-UFERSA.
Downloads
Referências
BORTOLETTO, G.; SIGNORE, M. O Ensino de Física na Perspectiva da Astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 1-22, 2007.
FERREIRA, M.; ANDRADE, V. C.; SILVA FILHO, O. L.; PAULO, I. J. C.; MOREIRA, M. A. Fundamentos, pesquisas, contemporaneidades e tendências no Ensino de Física no Brasil. Revista do Professor de Física, v. 6, n. especial, p. A1-A4, 2022a.
FERREIRA, M.; MOREIRA, W. E.; PORTUGAL, K. O.; BRITO, D. Q.; SILVA FILHO, O. L.; COSTA, M. R. M. Investigação no ensino de ciências: compreendendo as propriedades físicas do ar com atividades experimentais nos anos finais do ensino fundamental. Experiências em
Ensino de Ciências (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 93-118, 2022b.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; FONSECA, M. O.; BATISTA, M. C. Educação em ciências por investigação e pedagogia da pergunta: relações, apostos e insurreições. Temas & Matizes, v. 17, n. 31, p. 906-932, 2024.
FERREIRA, M.; VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C.; SILVA FILHO, O. L. . Proposta didática de Astronomia no Ensino Médio na epistemologia hierárquica de Gagné. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 7, n. 2, p. 27-53, 2023a.
FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; MACIEL, F. G. Referenciais teórico-metodológicos na pesquisa em Ensino de Física entre 2001 e 2023: metalinguagens e relações saber-poder-subjetividade. Revista de Enseñanza de la Física, v. 35,
n. 2, p. 117-132, 2023b.
FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; MARINHO, L. P.; MONTEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 1-13, 2021a.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. . Ensino de física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 6, n. 2, p. 9-19, 2021b.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; ARAUJO, I. M.; MENESES, M. I. R.; SACERDOTE, H. C. S. Pontes conceituais: uma sequência didática para o Eletromagnetismo no Ensino Médio como proposta de introdução à Física Moderna. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3 p.119-137, 2019.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; ABRAO FILHO, A.; STRAPASSON, A. B.; SANTANA, A. E. Ficção científica na transposição didática do conceito de Entropia: a última pergunta de Isaac Asimov. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, p. e20230254-1-
e20230254-12, 2023c.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; COUTO, R. V. L. . Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 7, n. 2, p. 1-26, 2023d.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; COUTO, R. V. L. . Edição Especial sobre Ensino de Física. Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. extra, p. 1-3, 2023e.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. 1-13, 2020.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; STRAPASSON, A.; PORTUGAL, K. O.; MACIEL, A. C. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física,
v. 33, n. 3, p. 75-88, 2021c.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; PORTUGAL, K. O.; BOTTECHIA, J. A. A.; LIMA, M. B.; COSTA, M. R. M.; FERREIRA, D. M. G.; OLIVER, N. A. D. Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais. RBPG - Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 18, n. 39, p. 1-39, 2022c.
FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S.; PORTUGAL, K. O.; POLITO, A. M. M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; MACIEL, F. G.; COUTO, R. V. L.; SANTOS, O. C. Da concepção de investigação à adoção de um problema na Educação em Ciências: aspectos metodológicos.
Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. extra, p. 10-22, 2023f.
FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S.; SILVA FILHO, O. L. . Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. e39001-28, 2022d.
FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S.; SILVA FILHO, O. L.; PORTUGAL, K. O. . Atividade Experimental Problematizada (AEP): asserções praxiológicas e pedagógicas ao ensino experimental das ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 308-322, 2022e.
GULIS, G.; SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; ANDRADE, V. C.; COSTA, M. R. M. Ensino Interdisciplinar da Fotossíntese: Interfaces entre a Aprendizagem Significativa Crítica e as Comunidades de Investigação. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 16, n. 3, p.
-116, 2021.
PIMENTEL, G. C.; VEIT, E. A. Física e Astronomia: Contribuições para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, e4404, 2019.
SANTOS, A. M.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; VERDEAUX, M.F.S.; COUTO, R. V. L.. Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação. Revista do Professor de Física, v. 6, n. 2, p. 1-9, 2022a.
SANTOS, O. C.; BRITO, D. Q.; MACIEL, F. G.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; COUTO, R. V. L.; BATISTA, M. C. Abordagens de Etnoastronomia nos livros de ciências distribuídos em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Revista de Enseñanza de la Física, v. 35, n. 2, p. 1-16, 2023.
SANTOS, S. R.; COSTA, M. R. M.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; PORTUGAL, K. O. . Atividades investigativas sobre os movimentos da Terra e da Lua com estudantes do ensino fundamental. Physicae Organum, v. 8, n. 1, p. 130-149, 2022b.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Indistinguishability and Counting: Teaching the role of different interpretations in Quantum Mechanics. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200508, 2021.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Invariância das equações de Maxwell por transformações de Lorentz: pontes conceituais via derivação como alternativa ao cálculo tensorial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, p. e20230231-1-e20230231-11, 2023.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. 1-13, 2022.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; AMORIM, R. G. G. A questão dos modelos no ensino de Mecânica Quântica: a equação de Schrödinger para partículas de spin semi-inteiro. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. 1-10, 2022.
SOARES, M. P. N. M.; FERREIRA, M.; STRAPASSON, A. B.; SILVA FILHO, O. L. . Mediando a aprendizagem de circuitos elétricos em física: proposta de sequência didática utilizando o modelo flipped classroom. Physicae Organum, v. 5, n. 2, p. 1-13, 2019.
STRAPASSON, A. B.; FERREIRA, M.; CRUZ-CANO, D.; WOODS, J.; SOARES, M. P. N. M.; SILVA FILHO, O. L. The use of system dynamics for energy and environmental education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 19, n. 5, p. 1-31, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).