A Termodinâmica nos Veículos Automotores
o ensino de física voltado para a busca de soluções sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.23212Palavras-chave:
Termodinâmica. ECTS. Sequência didática. Ensino de Física.Resumo
Orientados pelas pesquisas de Paulo Freire e ECTS - Estudos em Ciência-Tecnologia-Sociedade, este estudo tem como objetivo sugerir estratégias alternativas para o ensino de Termodinâmica no Ensino Médio, visto a crescente dificuldade dos professores em traçar novas metodologias que atendam à s inovações tecnológicas tão inerentes ao cotidiano dos alunos, assim como propiciar uma aprendizagem crítica, coerente com o saber científico. Por meio de uma sequência didática, espera-se que o professor tenha métodos suficientes para otimizar a sua prática e motivar seus alunos em busca de uma alfabetização científica de qualidade. A sequência didática proposta proporcionou ao professor maior flexibilidade em suas ações durante o processo de ensino/aprendizagem, assim como foi capaz de evidenciar ao aluno a importância do saber científico para a compreensão da realidade.
Downloads
Referências
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FURIÓ, C.; VILVHES, A.; GUISASOLA, J.; ROMO, V. Finalidades de La Enseñanza de Lãs Ciências em La Secundaria Obligatoria. Enseñanza de lãs ciências, v. 19, n. 3, p. 365-376, 2010. Disponível em: http://core.ac.uk/download/pdf/38990675.pdf. Acesso em: 19 set. 2018.
LINSINGER, I V.L. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, nov., 2007.
MAZUR, E. Peer instruction: A user’s manual. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
RAMOS, D. A aprendizagem colaborativa e a educação problematizadora para um enfoque globalizador. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v. 6, n. 12, 2013. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/506/207. Acesso em: 19 set. 2018.
SANTOS, W. L. P., MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência ”“ Tecnologia ”“ Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez., 2002.
TISZA, L. Generalized Thermodynamics. Cambridge: The MIT Press, 1966.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. Da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).