BLACK HOLES – A DIDATIC SEQUENCE IN PMTU PROPOSAL FOR MIDDLE SCHOOL AND HIGH SCHOOL STUDENTS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45999Keywords:
Astronomy Teaching. Meaningful Learning. Potentially Meaning Teaching Unit. Black Holes.Abstract
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação de uma sequência didática com ênfase em buracos negros, em forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para estudantes do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas. O conhecimento em astronomia é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas da ciência. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é explicar o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação da sequência didática, articulada como pesquisa translacional, que buscou promover conhecimento e desenvolver conceitos de astronomia, baseando-se nas ideias e princípios e interpretações da teoria da aprendizagem significativa. Os resultados indicam que a experiência foi bem-sucedida, mas ilustram perspectivas de sua expansão e qualificação.
Downloads
References
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platano, 2003.
BRANDT, J. C.; MARAN, S. P; New horizons in Astronomy: 2. Ed. San Francisco: W. H Freeman and Company, 1979. p. 279-529.
BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121- bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02/12/2022.
CROTHERS, S. J. A brief story of Black Holes. Progress in Physics: New Mexico, v. 2, p.
-58, 2006.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; CORTEZ, C. A.; SCHINZEL, G. H.; NETO, J. C. e SILVA, A. S. T., Ensinado física atômica para uma turma do terceiro ano do ensino médio. Revista do professor de física, v. 2, n. 3, p. 43-58, 2018.
FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILFA FILHO, O. L.; PAULUCCI, L.; MONTEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 43, p. 1-13, 2021b. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. N. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, n. 1, p. 1-13, 2021a. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0057.
FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P.; SILVA FILHO, O. L.; COSTA, M. R. M.; SOARES NETO, J. J. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio. Pesquisa e Debate em Educação, v. 12, n. 1, p. 1–32, e35023, 2022. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A.. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. 2010. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.D.U, 2012.
PAULO, I. J. C.; Almeida, R. M. C. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: uma história de sucesso; um futuro promissor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, e20210392, 2022.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. 1-13, 2022. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315.
SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. de B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 1-33, 2021. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32564.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).