Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25854Palavras-chave:
Sequência Didática. Aprendizagem Significativa. Ausubel. Lipman. Astronomia.Resumo
O estudo tem o objetivo pesquisar aportes da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e do programa de filosofia para crianças e adolescentes de Matthew Lipman, para, a partir deles, delinear propostas de ensino de tópicos de astronomia ligados à gravitação clássica e à Relatividade Geral para o ensino médio.
Para tanto, pretende-se elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática abordando os seguintes tópicos de gravitação, em benefício do ensino de astronomia: breve histórico da gravitação, a lei da gravitação universal de Newton, o sistema solar, tópicos de relatividade restrita e geral, buracos negros e lentes gravitacionais. A aplicação da sequência didática se dará no contexto de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal.
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