Investigação sobre a luz e seus impactos tecnológicos no cotidiano

Autores

  • Wendell da Silva Cruzeiro Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Alessandra F. Albernaz Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25853

Palavras-chave:

Bruner. Currículo em Espiral. Ensino de Física. IBSE. Luz. 5E’s.

Resumo

Os fenômenos eletromagnéticos, provenientes da interação da radiação com a matéria, estão presentes em muitos dispositivos eletrônicos, tais como transistor (presentes em TV’s, computadores e celulares), lasers, diodos, displays de cristal líquido e até em aparelhos aplicados à medicina. A compreensão desses fenômenos favorece a aprendizagem significativa da Mecânica Quântica (EISBERG, 1923). As propriedades ópticas, advindas da interação da radiação eletromagnética com a matéria, concernem a aspectos geométricos relacionados ao conceito de raio de luz e à análise das características de alguns elementos específicos, como, por exemplo, espelhos, lâminas de faces paralelas, prismas e lentes. No Ensino Médio, os aspectos concernentes à natureza da luz, sua interação com a matéria e sua ligação com o processo de visão, em geral, são desconsiderados. A motivação deste trabalho consiste em como apresentar, de maneira honesta, tecnologias cotidianas com o intuito de construir conhecimentos relativos à descrição fenomenológica da luz. Portanto, propõe-se a aplicar uma matriz metodológica na construção de sequência didática sobre interações da luz com a matéria através de fenômenos contemporâneos, tais como: espectro eletromagnético, Wi-Fi, Charge Wireless Power Shell (transferência de carga por comando sem fio), Impressoras 3D e Hologramas. Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação da matriz metodológica que relaciona os tipos de aprendizagem e os 5Es do IBSE, com o intuito de cativar o estudante com a curiosidade e aguçá-la com finalidade de explicar uma situação. Desta forma, é ativado o processo de educação; ao explicar o conhecimento, ele será iconizado com argumentos e fatos. Estes ícones, juntos, solidificam a aprendizagem com uma simbolização. Serão utilizadas as representações de Bruner sobre a interação da luz e o espectro eletromagnético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

CRUZEIRO, Wendell da Silva; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; ALBERNAZ, Alessandra F. Investigação sobre a luz e seus impactos tecnológicos no cotidiano. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 13–14, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25853. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25853. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>