BURACOS NEGROS – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM FORMA DE UEPS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Guilherme Henrique Schinzel Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Marcello Ferreira Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Lucca Lopes Dias Santos Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Raul Grande Quartieri Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45999

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Buracos Negros.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação de uma sequência didática com ênfase em buracos negros, em forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para estudantes do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas. O conhecimento em astronomia é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas da ciência. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é explicar o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação da sequência didática, articulada como pesquisa translacional, que buscou promover conhecimento e desenvolver conceitos de astronomia, baseando-se nas ideias e princípios e interpretações da teoria da aprendizagem significativa. Os resultados indicam que a experiência foi bem-sucedida, mas ilustram perspectivas de sua expansão e qualificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 01
  • Diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Platano, 2003.

BRANDT, J. C.; MARAN, S. P; New horizons in Astronomy: 2. Ed. San Francisco: W. H Freeman and Company, 1979. p. 279-529.

BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121- bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02/12/2022.

CROTHERS, S. J. A brief story of Black Holes. Progress in Physics: New Mexico, v. 2, p.

-58, 2006.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; CORTEZ, C. A.; SCHINZEL, G. H.; NETO, J. C. e SILVA, A. S. T., Ensinado física atômica para uma turma do terceiro ano do ensino médio. Revista do professor de física, v. 2, n. 3, p. 43-58, 2018.

FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILFA FILHO, O. L.; PAULUCCI, L.; MONTEIRO, F. F. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 43, p. 1-13, 2021b. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; MOREIRA, M. A.; FRANZ, G. B.; PORTUGAL, K. O.; NOGUEIRA, D. X. N. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, n. 1, p. 1-13, 2021a. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0057.

FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P.; SILVA FILHO, O. L.; COSTA, M. R. M.; SOARES NETO, J. J. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio. Pesquisa e Debate em Educação, v. 12, n. 1, p. 1–32, e35023, 2022. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A.. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. 2010. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.D.U, 2012.

PAULO, I. J. C.; Almeida, R. M. C. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: uma história de sucesso; um futuro promissor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, e20210392, 2022.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Modelo teórico para levantamento e organização de subsunçores no âmbito da Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. 1-13, 2022. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0339.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. de B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 1-33, 2021. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32564.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

HENRIQUE SCHINZEL, Guilherme; CARVALHO DE ANDRADE, Vanessa; FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; DIAS SANTOS, Lucca Lopes; GRANDE QUARTIERI, Raul. BURACOS NEGROS – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM FORMA DE UEPS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 386–395, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45999. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45999. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>