NA TRILHA DO SABER: Jogo adaptado como alternativa para o Ensino de Física a alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio

Autores

  • Lerika do Amaral Poll Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens Silva Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Alberto Brito da Silva Júnior Faculdade de Física – Polo Ananindeua (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45933

Palavras-chave:

Ensino de Física. Autismo. Jogo Didático. Lúdico.

Resumo

A criação da escola surgiu junto com a divisão de classes, onde o ser humano necessitou transformar a natureza a seu redor adequando-a as suas necessidades, forçando-o a procurar entender as mudanças ocorridas a seu redor. De forma que esse conhecimento não foi proposto de forma igualitário e com o advento de uma sociedade moderna e mais preocupada em expandir esses conhecimentos adquiridos ao longo da história. A educação especial passa a receber maior atenção na tentativa de assegurar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa que vá além de suas limitações. Sendo direito desses alunos terem acesso a uma educação de qualidade, direito esse também garantido por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação, a interação social e o comportamento, e esses fatores acabam afetando o aprendizado educacional. E é nesse contexto que ações em sala de aula necessitam estarem voltadas para a utilização de práticas pedagógicas, que apresentem variadas possibilidades de aprendizado a esses alunos. Dentre as inúmeras práticas educacionais existentes, este trabalho direciona sua pesquisa para a utilização dos jogos “Na Trilha do Saber” desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem e ensino de física a alunos com TEA na tentativa de proporcionar uma educação mais integradora, abordando a ludicidade, a interação social e a linguagem. Pois o brincar traz inúmeros benefícios, como ressalta Vygotsky e a aprendizagem significativa de David Ausubel que são os alicerces teóricos deste trabalho além dos resultados coletados e realizado após a aplicação do produto educacional em uma turma do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUERRA, L. B; FRANCO, M. A. M. Práticas Pedagógicas em Contexto de Inclusão: Situações de Sala de Aula. Paco Editorial 2015.

BRASIL. Convenção da Guatemala, 1999.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.

BRASIL. Lei N° 13.005. Plano Nacional de Educação, 2014

GOWIN, D. B. Educating. Ithaca, N.Y: Cornell University Press, 1981.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 2015

BLAKEMORE, S-J; FRITH, U. The Learning Brain: Lessons for education. Oxford: Blackwell, 2015.

HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: E.D.U, 2012.

KISHIMOTO, T. M (Org). O brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira Thompson

Learning, 2002a.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS 5ª Edição DSM-5.

American Psychiatric Association. CDU 616.89-008

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. SP: Ed. Ícone/Edusp,1988.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Edição Eletrônica Revisada: Ed Ridendo

Castigat Mores, 2009.

LAMÔNICA, D. A. C. Utilização de variações da técnica do ensino incidental para promover o

desenvolvimento da comunicação oral de uma criança diagnosticada autista. Bauru, USC, 1992.

HARTUP, W. W. Social Relationship and treir developmental significance. American

psychologist, 1989.

KLIN, A; Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira Psiquiatria. São

Paulo, 2006.

AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Educational Psychology: a Cognitive View. New York: 1969.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DO AMARAL POLL, Lerika; SILVA, Rubens; BRITO DA SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto. NA TRILHA DO SABER: Jogo adaptado como alternativa para o Ensino de Física a alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 68–77, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45933. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45933. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2