BURACOS NEGROS – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM FORMA DE UEPS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Guilherme Henrique Schinzel Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Marcello Ferreira Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Lucca Lopes Dias Santos Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)
  • Raul Grande Quartieri Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45999

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Buracos Negros.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação de uma sequência didática com ênfase em buracos negros, em forma de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para estudantes do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas. O conhecimento em astronomia é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas da ciência. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é explicar o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação da sequência didática, articulada como pesquisa translacional, que buscou promover conhecimento e desenvolver conceitos de astronomia, baseando-se nas ideias e princípios e interpretações da teoria da aprendizagem significativa. Os resultados indicam que a experiência foi bem-sucedida, mas ilustram perspectivas de sua expansão e qualificação.

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Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 01
  • Diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

HENRIQUE SCHINZEL, G. .; CARVALHO DE ANDRADE, V. .; FERREIRA, M. .; SILVA FILHO, O. L. da; DIAS SANTOS, L. L.; GRANDE QUARTIERI, R. . BURACOS NEGROS – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM FORMA DE UEPS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 386–395, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45999. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45999. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022

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