O COMPONENTE CULTURAL NAS AVALIAÇÕES DE LÍNGUA INGLESA DO ENEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Mots-clés :
língua inglesa; ENEM; cultura; ensino.Résumé
O presente artigo aborda questões culturais presentes no vestibular do ENEM nos anos de 2010, 2011 e 2012, na área Linguagens, códigos e suas tecnologias, mais especificamente na disciplina de língua inglesa, buscando focalizar a concepção de cultura apresentada em cada questão e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem desta língua. Buscamos examinar os conceitos de cultura e interculturalidade relacionados à s práticas pedagógicas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa, assim como a Matriz de Referência do ENEM. A análise revelou que temos praticamente uma questão com componente cultural por vestibular, sendo geralmente apresentadas por meio de canções ou poemas. Há também, algumas questões que, apesar de teremcomo texto base, questões culturais, suas perguntas referem-se a outra habilidade da Matriz, não podendo dessa forma, serem classificadas como questões culturais. Acreditamos que O ENEM, por ser considerado um exame de alta relevância, aoapresentar na disciplina de língua inglesa, questões culturais, poderá causar um efeito retroativo positivo, levando para as salas de aula um ensino pautado em uma educação intercultural, baseado no respeito pelos indivíduos e nos direitos de igualdade.
Téléchargements
Références
BYRAM, M.; GRIBKOVA, B; STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers, 2002.
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp. 240-255, Jul/Dez 2011.
KRAMSCH, C. O componente cultural na Linguística Aplicada. Trad. Lucia Maria de Assunção Barbosa. Contexturas, ensino de língua inglesa, 15, 2009 p. 115-134 Matriz de referência do ENEM, INEP. Disponível em www.infoenem.com.br. Acessada em: maio/2013.
ROCHA, C. H. Propostas para ingles no ensino fundamental I publico : plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. Tese (Doutorado) ”“ Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 2010.
SALOMÃO, A.C.B. A revelação língua-cultura e suas implicações para o ensino e aprendizagem de LE. Contexturas: ensino crítico de línguainglesa, São José do Rio Preto, v. 17, p. 9-26, 2010.
SARMENTO, Simone. Ensino de cultura na aula de língua estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ”“ ReVEL. V. 2, n. 2, 2004.
SCARAMUCCI, M.V. R. Dúvidas e questionamentos sobre a avaliação em um contexto de ensino de línguas. In: Anais Outras Palavras. V Semana de Letras, Maringá, 1993.
VIANA, N. Sotaque cultural: uma proposta para compreensão de traços culturais (re)velados na interação em língua estrangeira. Tese (Doutorado).Universidade Federal de Minas Gerais,2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).