BUSCANDO ENTENDER A PERSPECTIVA CULTURAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS

Autores

  • Osvaldo Succi Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

modelos culturais; análise de material didático; Inglês para Negócio.

Resumo

: Este trabalho busca demonstrar como uma perspectiva cultural auxiliou um professor de Inglês para Negócios a melhor avaliar um livro didático usado com alunos de um Centro Universitário. Após selecionar um livro didático específico e utilizá-los com muitas turmas diferentes, um professor percebe que o material de apoio é, por vezes, muito “seco” e chega à conclusão que cultura pode ser um dos fatores intervenientes. À medida que o professor pesquisa mais e mais sobre cultura, torna-se claro que o termo não é de fácil definição o quê, por sua vez, faz com que a análise pareça excessivamente teórica e distante. Contudo, com o apoio da definição de cultura enquanto modelos de Shore (1996), de um olhar crítico sobre globalização e a transformação da língua em commodity, os autores parecem conseguir capturar partes do tratamento dado à cultura no livro didático que não eram facilmente reveladas durante a utilização diária do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARKER, C. The Sage Dictionary of Cultural Studies. Londres: SAGE Publications, 2004.
BLOCK, D. Language education and globalization. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Ed.). Encyclopedia of Language and Education: Language policy and political issues in Education (Volume 1). Nova Iorque: Springer, 2008. p. 31-44.
BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.
CANCLINI, N. G. A Globalização Imaginada. São Paulo: Editora Iluminuras, 2003.
DUDLEY-EVANS, T; St JOHN, M. J. Developmentes in ESP: a multidisciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. Londres: Routledge, 2006.
GRANT, David; HUGHES, John; TURNER, Rebecca. Business Result: elementary - student's book. Oxford: Oxford University Press, 2009.
GRAY, J. The branding of English and the culture of the new capitalism: representations of the world of work in English language textbooks. Applied Linguistics, v. 31, n. 5, p. 714”“733, 6 out. 2010.
HALL, E. T. The silent language. Nova Iorque: Doubleday & Cia Inc., 1959.
HUGHES, John. Business Result: elementary - teacher's book. Oxford: Oxford University Press, 2009.
KACHRU, B. B. Standards, codification and sociolinguistic realism: The English language in the Outer Circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. English in the World: Teaching and Learning the Language and Literatures . Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 11-30.
KRAMSCH, Claire. From practice to theory and back again. In: BYRAM, Michael; GRUNDY, Peter (Eds.). Context and culture in language teaching and learning. Clevedon: Multilingual Matter, 2003. p. 04-17.
NIETO, S. Language, culture, and teaching: critical perspectives. 2a. ed. Abingdon: Routledge, 2010.
RISAGER, K. The cultural dimensions of language teaching and learning. Language Teaching, v. 44, n. 04, p. 485”“499, 26 ago. 2011.
RITZER, G., J. Introduction to Part II ”“ the major domains. In: RITZER, G. (Comp.). The Blackwell companion to globalization. Malden: Blackwell, 2007. p. 178-200.
SHORE, B. Culture in mind: cognition, culture and the problem of meaning. Nova Iorque: Oxford University Press, 1996. ISSN: 1677-9797
STEGER, M. B. Globalization: a very short introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003
TOMLINSON, J. Cultural globalization. In: RITZER, G. (Comp.). The Blackwell companion to globalization. Malden: Blackwell, 2007. p. 352-366.
VARÓN PÁEZ, M. E. Componente cultural, libros de texto y enseñanza dek ingles como lengua extranjera: cultural component. Forma y Función, v. 22, n. 1, p. 95”“124, 2009.
VIANA, N. Sotaque cultural: uma proposta para compreensão de traços culturais (re)velados na interação em língua estrangeira. 2003. 319 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

SUCCI JUNIOR, Osvaldo; PAULA, Sandra Regina Buttros Gattolin de. BUSCANDO ENTENDER A PERSPECTIVA CULTURAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9632. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)