O COMPONENTE CULTURAL NAS AVALIAÇÕES DE LÍNGUA INGLESA DO ENEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores/as

  • Elaine Risques Faria Academia da Força Aérea
  • Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

língua inglesa; ENEM; cultura; ensino.

Resumen

O presente artigo aborda questões culturais presentes no vestibular do ENEM nos anos de 2010, 2011 e 2012, na área Linguagens, códigos e suas tecnologias, mais especificamente na disciplina de língua inglesa, buscando focalizar a concepção de cultura apresentada em cada questão e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem desta língua. Buscamos examinar os conceitos de cultura e interculturalidade relacionados às práticas pedagógicas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa, assim como a Matriz de Referência do ENEM. A análise revelou que temos praticamente uma questão com componente cultural por vestibular, sendo geralmente apresentadas por meio de canções ou poemas. Há também, algumas questões que, apesar de teremcomo texto base, questões culturais, suas perguntas referem-se a outra habilidade da Matriz, não podendo dessa forma, serem classificadas como questões culturais. Acreditamos que O ENEM, por ser considerado um exame de alta relevância, aoapresentar na disciplina de língua inglesa, questões culturais, poderá causar um efeito retroativo positivo, levando para as salas de aula um ensino pautado em uma educação intercultural, baseado no respeito pelos indivíduos e nos direitos de igualdade. 

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Citas

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Publicado

2015-10-03

Cómo citar

FARIA, Elaine Risques; PAULA, Sandra Regina Buttros Gattolin de. O COMPONENTE CULTURAL NAS AVALIAÇÕES DE LÍNGUA INGLESA DO ENEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9633. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

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