A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE EXPRESSÕES DE CORTESIA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS

Auteurs-es

  • Ana Carolina Aparecida Marques Soarez Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araraquara

Mots-clés :

Ensino e Aprendizagem de línguas; Língua Espanhola; Comunicação e Cultura; Falantes interculturais.

Résumé

Na área de Linguística Aplicada e na linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas, é recorrente a afirmação que língua e cultura são indissociáveis. A proposta deste artigo é a reflexão sobre as implicações dessa afirmação em relação ao ensino de língua espanhola para estudantes brasileiros. Desse modo, será analisado um livro didático adotado pela rede pública do Estado de São Paulo observando como são trabalhados os conteúdos culturais presentes em situações comunicativas do cotidiano, tais como as expressões de cortesia e a maneira de se cumprimentar. Com o objetivo de refletir sobre a relação entre língua e cultura nessas situações comunicativas utilizaremos os conceitos de educação intercultural (FLEURI, 2001), competência cultural e falante intercultural (BYRAM, 2002). Entendemos a importância de os aprendizes se comunicarem em um nível que ultrapasse normas gramaticais, o que evitaria desentendimentos na comunicação, pois seriam culturalmente competentes e capazes de refletir sobre a sua própria língua/cultura e sobre a língua/cultura do outro.

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Références

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Publié-e

2015-10-03

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SOAREZ, Ana Carolina Aparecida Marques. A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE EXPRESSÕES DE CORTESIA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9630. Acesso em: 27 nov. 2024.

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