PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DO GENERO CARTÃO POSTAL: UMA PROPOSTA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA
Mots-clés :
Sequência didática; Leitura; Escrita; Cartão postal.Résumé
Tendo em vista a dificuldade em despertar o interesse do alunado em busca de conhecimento, este trabalho tem objetivo principal de analisar o uso de uma sequencia didática (SD) como uma ferramenta pedagógica que viabilize aos alunos de escola pública uma aprendizagem significativa em referência ao trabalho com o gênero textual. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Educação Básica durante o período de regência do Estágio Supervisionado. As aulas foram ministradas em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, na qual foram desenvolvidas as habilidades de leitura e produção textual dos alunos, dando foco ao gênero textual cartão postal. Ou seja, através da leitura de diferentes cartões postais os alunos foram levados a produzir um texto do mesmo gênero em LI. O referencial teórico apresentado está fundamentado nas teorias de Dolz, Sehneuwly e Noverraz (2004) sobre o uso e a definição de Moreira sobre SD, e também, as orientações dos PCNEM (2000). Através desse projeto foi possível concluir que A SD como uma ferramenta pedagógica não apenas viabilizou o nosso trabalho, mas, nos deu o apoio necessário para elaborá-lo e executá-lo de forma confiante, ajudando-nos a cumprir o nosso objetivo, que era o de incentivar os alunos a produzirem o gênero cartão postal em Língua Inglesa.Téléchargements
Références
_____. MEC. Parâmetros Curriculares nacionais: língua estrangeira / ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita ”“ seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004. São Paulo: Mercado de letras, 2006.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
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