PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DO GENERO CARTÃO POSTAL: UMA PROPOSTA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA

Auteurs-es

  • Flávia Coriolano Araújo Ribeiro Universidade Estadual da Paraíba
  • Sayonara Ramos de Oliveira Chaves Universidade Estadual da Paraíba
  • Telma Sueli Farias Ferreira Universidade Estadual da Paraíba

Mots-clés :

Sequência didática; Leitura; Escrita; Cartão postal.

Résumé

Tendo em vista a dificuldade em despertar o interesse do alunado em busca de conhecimento, este trabalho tem objetivo principal de analisar o uso de uma sequencia didática (SD) como uma ferramenta pedagógica que viabilize aos alunos de escola pública uma aprendizagem significativa em referência ao trabalho com o gênero textual. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Educação Básica durante o período de regência do Estágio Supervisionado. As aulas foram ministradas em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, na qual foram desenvolvidas as habilidades de leitura e produção textual dos alunos, dando foco ao gênero textual cartão postal. Ou seja, através da leitura de diferentes cartões postais os alunos foram levados a produzir um texto do mesmo gênero em LI. O referencial teórico apresentado está fundamentado nas teorias de Dolz, Sehneuwly e Noverraz (2004) sobre o uso e a definição de Moreira sobre SD, e também, as orientações dos PCNEM (2000). Através desse projeto foi possível concluir que A SD como uma ferramenta pedagógica não apenas viabilizou o nosso trabalho, mas, nos deu o apoio necessário para elaborá-lo e executá-lo de forma confiante, ajudando-nos a cumprir o nosso objetivo, que era o de incentivar os alunos a produzirem o gênero cartão postal em Língua Inglesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares nacionais: língua estrangeira / ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____. MEC. Parâmetros Curriculares nacionais: língua estrangeira / ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita ”“ seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004. São Paulo: Mercado de letras, 2006.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-03

Comment citer

RIBEIRO, Flávia Coriolano Araújo; CHAVES, Sayonara Ramos de Oliveira; FERREIRA, Telma Sueli Farias. PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DO GENERO CARTÃO POSTAL: UMA PROPOSTA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9607. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo