Proposta de sequência didática para a leitura de fake news sob a perspectiva do pensamento crítico
Palavras-chave:
Fake News. Pensamento Crítico. Formação de Professores.Resumo
Este artigo apresenta parte de uma dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, cujo assunto compreende o desenvolvimento do pensamento crítico (Lipman, 1995) por meio da leitura de fake news. O tema deste estudo abrange a apresentação de uma proposta de sequência didática para a leitura de fake news, de modo a oferecer aos discentes critérios para a identificação de notícias falsas. Tal estudo justificou-se devido ao interesse dos alunos em construir mais estratégias linguísticas e discursivas para a identificação de notícias falsas. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é propor uma sequência didática para a leitura de fake news, de modo a exercitar no aluno um modelo de pensamento pautado em critérios utilizados para a identificação de notícias falsas. Como procedimento metodológico para a delimitação de critérios, foi escolhida a pesquisa qualitativa-interpretativa. Os autores que oferecem suporte teórico para este estudo abrangem Lipman (1995; 1997), Vigotsky (2009), Lopes-Rossi (2006), Downes (1995), entre outros. Como resultados, pudemos delimitar que as propriedades genéricas e os argumentos falaciosos presentes nas fake news podem servir como critérios para o reconhecimento de notícias falsas.
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