A MEDIAÇÃO DA LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Autores

  • Alane Batista dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos no Campo; Mediação; Estratégias de Leitura; Sequência Didática.

Resumo

Esta pesquisa se propõe a investigar como é a mediação da leitura no livro didático selecionado para a Educação de Jovens e Adultos da Educação do Campo, o EJA-Moderna, explora a leitura e as proposições de atividades nele presentes, observando se essas leituras levam em consideração o público-alvo a que se destinam. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa, pautada na perspectiva educacional de FREIRE (2000, 2005); para o estudo da mediação da leitura e de suas estratégias, respaldamo-nos em SOLÉ (1998); KLEIMAN (1999). O enfoque teórico-metodológico adotado baseia-se na pesquisa bibliográfica descrita por THIOLLENT (1986) e na análise crítica dos textos presentes no livro em análise. Delimitamos para tal análise a Coleção EJA-Moderna (2013), obra organizada e distribuída pela Editora Moderna e, para tanto, foi realizado uma pesquisa procurando identificar quais estratégias foram utilizadas para desenvolver habilidades e competências a partir das leituras e das atividades de compreensão leitora nos livros da supracitada coleção. Os resultados obtidos até aqui, demonstraram que as temáticas exploradas pelo texto da obra voltam-se para o aluno adulto urbano, desconsiderando o aluno jovem e do campo. No intuito de preencher algumas lacunas encontradas a partir da análise é que nos propomos a desenvolver, através de sequências didáticas, uma proposta de ensino em Língua Portuguesa que se adéque a alunos da EJA do 9º ano da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Alane Batista dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda do PROFLETRAS/UESC, bolsista da agência de fomento CAPES.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz e orientadora no curso de Mestrado PROFLETRAS/UESC,
e-mail: 

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

SANTOS, Alane Batista dos; RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba. A MEDIAÇÃO DA LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9491. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo