SENTIDOS DE UTILIDADE DA LÍNGUA INGLESA

Auteurs-es

  • Joselita Júnia Viega Vidotti Universidade de São Paulo

Mots-clés :

discurso, sentidos, Língua Inglesa.

Résumé

Este texto é parte da minha pesquisa sobre o discurso-político educacional sobre a língua inglesa no Brasil do século XIX. Analisamos sentidos de utilidade em torno da língua inglesa e seu lugar na Instrução Pública Brasileira. Alguns sentidos são hoje retomados pelos documentos educacionais que tratam das línguas estrangeiras na educação brasileira, entre os quais ressaltamos o sentido de utilidade para o acesso a outras culturas na construção da cidadania.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Joselita Júnia Viega Vidotti, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, da Universidade de São Paulo.

Références

ALMEIDA FILHO, J.C.P. „Ontem e hoje no ensino de lìnguas no Brasil”Ÿ. In Stevens & Cunha (orgs.). Caminhos e Colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
ALMEIDA, J. R. P. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). Tradução de Antonio Chizzotti. São Paulo: Inep / Puc-SP, 2000.
BRASIL. Collecção das Leis do Imperio do Brasil de 1808. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891.
_______. Collecção das Leis do Imperio do Brasil de 1809. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1891.
_______. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.Conhecimento de Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2000.
_______. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Vol. 1. Brasília: MEC/SEB. 2006.
FREYRE, G. Ingleses no Brasil. 2ª edição, Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda, Rio de Janeiro, 2000.
HAIDAR, M. O Ensino Secundário no Império Brasileiro. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo: Editorial Grijalbo Ltda, 1972.
HOWATT, A. A History of English Language Teaching. Oxford: OUP, 1984.
OLIVEIRA, L.E.M. A instituição do ensino das línguas vivas no Brasil: o caso da língua inglesa (1809-1890). Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, 2006.
PALLARES-BURKE, M. [Orelha do livro]. In: FREYRE, G. Ingleses no Brasil. 2ª edição, Topbooks Editora e Distribuidora de Livros Ltda, Rio de Janeiro, 2000.
PANTALEÃO, O. „A presença inglesa”Ÿ, cap. XIII. In: HOLLANDA, S. (org.). História Geral da Civilização Brasileira, vol. 1, tomo II. Editora Bertrand do Brasil, 1997.
PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. 3ª edição, Campinas: Pontes. 2002.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-03

Comment citer

VIDOTTI, Joselita Júnia Viega. SENTIDOS DE UTILIDADE DA LÍNGUA INGLESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9399. Acesso em: 1 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.