IMPLEMENTING ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY ISSUES IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING FOR SCHOOLS

Autores

  • Laura de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Ensino; Aprendizagem; Questões Ambientais.

Resumo

Este trabalho apresenta ações de um Projeto intitulado Língua Inglesa, Escola e sustentabilidade - relação de consciência e de cidadania, subsidiado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e financiado pela CAPES. Dentre os objetivos visamos desenvolver as habilidades leitoras e escritoras, promover estudos e debates nas questões problemáticas ambientais sob uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Baseamos principalmente nos pressupostos teóricos de Freire (2001) e nas pesquisas de Chaves (2011). Desta forma, promovemos não apenas a aquisição da língua, como também que os participantes pesquisem por uma mudança de comportamento que leve à formação de um cidadão mais atuante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de. The teaching of English as a foreign language in the context of Brazilian regular schools: a retrospective and prospective view of policies and
practices. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte , v. 12, n. 2, p. 331-348, June 2012. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000200006&lng=en&nrm=iso>. access on 06 Aug. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012000200006.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p.199.
BONFIM, A. Parâmetros curriculares nacionais: uma revisita aos temas transversais Meio ambiente e saúde Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 27-52, jan./abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira ”” 5a. - 8a. séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural ”“ o direito a cultura. Ed. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2006.
CHAVES, Cilene. Práticas Cotidianas em Educação Ambiental com Ênfase no Princípio Biocêntrico. 1. ed. Vila Velha ES: Opção, 2011. v. 01. p.79.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO ”“ DOU. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999 (DOU de 28/04/99). Regulamentada pelo Decreto n° 4.281, de 25 de junho de 2002. Lei da Educação Ambiental. Disponível em:
<http://www.embasa.ba.gov.br/sites/default/files/legislacao/arquivo/2011/06/21/Lei9795_99.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2012.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: Princípios e praticas. 5ed. São Paulo: Global, 1998. p.400.
DOTA, M.I. M. Estratégias de leitura. In: Das estratégias de leitura à operações enunciativas: a modalidade. Tese de doutoramento. Araraquara: UNESP, 1994.
FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. p.330p (Série Paulo Freire)
GUATTARI, Felix. As três ecologias. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997. p.56 ISBN 8530801067 (Broch.).
PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Saúde Pública Núcleo de Informações em Saúde Ambiental. Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: USP/FSP/NISAM, Signus, 2000. p.350. PNEA. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em:
<http://www.ecosistema.org/erapido/arquivos/arquivos/24062009_195915_Bases_Legais.pdf> . Acesso em: 11 mar. 2012.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1994. 62p. (Primeiros passos) ISBN 8511012923 (broch.).

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

ALMEIDA, Laura de. IMPLEMENTING ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY ISSUES IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING FOR SCHOOLS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 23, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9469. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)