O NASCIMENTO DE UMA RESENHA ACADÊMICA

Autores

  • Anne Caroline Dias Rocha
  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

estilo; gênero textual; processo textual.

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar um gênero muito comum no meio universitário, a resenha acadêmica, mas do ponto de vista de sua criação.Como nasce uma resenha? Esta é uma de nossas questões. Trabalharemos com dados do processo de construção de uma resenha produzida por uma dupla de estudantes do curso de Letras de uma instituição baiana de ensino superior com o propósito de verificarmos a relação que o estilo individual mantém com o estilo do gênero textual em questão. O teórico russo Mikhail Bakhtin postulou “um vínculo indissolúvel, orgânico” entre estilo e gênero. Para o autor, não se deve estudar o estilo sem levar em consideração o conceito de enunciado e de gênero. Este estilo é coletivo, pois sempre tomamos por base um gênero marcado pela história para enunciar, e ao mesmo tempo individual, tendo um caráter singular por ser produzido por indivíduos. Portanto, há a possibilidade de um sujeito imprimir seu estilo individual no gênero, o que não significa a criação de gêneros novos. Bakhtin postula que há gêneros que não permitem muitas inovações, como é o caso de um requerimento, por exemplo, que apresenta elementos constitutivos mais rígidos, tornando-o mais estável; mas, há outros mais acomodatícios a entradas subjetivas, como é o caso dos gêneros literários. Em relação ao gênero resenha, nosso foco de análise, perguntamo-nos: será ele um gênero mais padronizado, que não permite a manifestação do sujeito, ou ele dá margem para que o sujeito apareça? Como temos dados do processo de construção do texto que analisaremos, podemos penetrar em sua origem e lançar mão de descrições processuais, além das descrições de categorias descritivas das estruturas, globais ou locais, de um produto. Atividades reflexivas sobre a gênese e a variação textual mostram o lado operoso de ajustamento da escrita, tendo o gênero um papel importante nesse trabalho.  Acreditamos que estas práticas de produção de escrita, que evidenciam o processo de construção, podem acrescentar novas luzes para o entendimento da relação do sujeito com a linguagem. O texto foi escrito conjuntamente com o propósito de registrar a conversa mantida entre os sujeitos a respeito do texto que estavam produzindo. Essa conversa, juntamente com uma entrevista posterior que fizemos com a dupla, acrescentou dados valiosos sobre a apreensão desse gênero do discurso, constituindo nossos dados processuais. 

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Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Doutora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia.

Referências

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

ROCHA, Anne Caroline Dias; PEREIRA, Márcia Helena de Melo. O NASCIMENTO DE UMA RESENHA ACADÊMICA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 20, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9669. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

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