REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO

Autores

  • Cláudia Jotto Kawachi Universidade Federal de São Paulo
  • Eliane Hércules Augusto-Navarro Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Jotto Kawachi Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

gramática como habilidade, material didático, atividades de ensino de inglês como LE.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o papel designado à gramática em um material didático de língua inglesa destinado a alunos do nível avançado. Pretendemos traçar a proposta apresentada pelo livro ao passo em que avaliaremos quatro atividades nas quais a gramática é utilizada, verificando essas atividades à luz da teoria que postula o ensino de gramática como como habilidade (Batstone, 1994 e Larsen-Freeman, 2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Jotto Kawachi, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Linguística.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística aplicada ”“ ensino de línguas e comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
__________ Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2005.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVEIRA, M. E. C.; LUCAS, P. O. How to teach Grammar in the study of English as a foreign language?. Versão Beta. Número 18, 2003.
BATSTONE, R. Grammar. Oxford University Press: 1994.
COSTA, L.P. Uso de um exame internacional de proficiência em língua inglesa para crianças no ensino fundamental brasileiro / Leny Pereira Costa. -- Campinas, SP : [s.n.], 2009.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Language: From Grammar to Grammaring. 1st Edition. Michigan: Heinle Elt, 2003.
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38.
LEITE, Tânia A. A seleção do material didático para o ensino de língua inglesa. Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí, 2003.
LIGHTBOWN, P.M. & SPADA, N. Form-focused Instruction: Isolated or Integrated? In: TESOL QUARTERLY. Vol 42, No 2, June, 2008.
MONTEIRO, D. C. Avaliando a produção de pesquisa em lingüística aplicada: foco no ensinoaprendizagem de inglesa como língua estrangeira na UNESP (Araraquara). In: MONTEIRO, D. C. (org) Ensino aprendizagem de língua inglesa em alguns contextos brasileiros. Araraquara: Laboratório Editorial /FCL/UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.
NASSAJI, H.; FOTOS, S. Current developments in research on the teaching of Grammar. In: Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge University Press, nº 24, 2004, p. 125-145.
NUNAN, D. Second Language Teaching and Learning. Boston , Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

KAWACHI, Cláudia Jotto; AUGUSTO-NAVARRO, Eliane Hércules; KAWACHI, Guilherme Jotto. REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9407. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.