O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA E ENUNCIATIVA DE REPRESENTAÇÕES

Auteurs-es

  • Manoelito Gurgel Universidade Federal do Ceará
  • Eulália Leurquin Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Representações; Estágio; Formação de professores.

Résumé

Neste trabalho, identificamos as representações de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio. Em uma abordagem linguística e enunciativa, baseada nas orientações teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2009), analisamos as ocorrências de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas mobilizadas por oito estagiárias durante a interação com os seus pares em dois Grupos Focais. Na análise, percebemos que as estagiárias representam o estágio, antes e durante a disciplina, como aprendizagem da profissão, avaliação do agir e atividade final para a conclusão do curso, representações que pouco contribuem positivamente para a formação de professores críticos do seu agir. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano: os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p.121-160.
_____. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Ana Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
_____. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2009.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

Téléchargements

Publié-e

2016-06-15

Comment citer

GURGEL, Manoelito; LEURQUIN, Eulália. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA E ENUNCIATIVA DE REPRESENTAÇÕES. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9387. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo