O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA E ENUNCIATIVA DE REPRESENTAÇÕES
Mots-clés :
Representações; Estágio; Formação de professores.Résumé
Neste trabalho, identificamos as representações de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio. Em uma abordagem linguística e enunciativa, baseada nas orientações teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2009), analisamos as ocorrências de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas mobilizadas por oito estagiárias durante a interação com os seus pares em dois Grupos Focais. Na análise, percebemos que as estagiárias representam o estágio, antes e durante a disciplina, como aprendizagem da profissão, avaliação do agir e atividade final para a conclusão do curso, representações que pouco contribuem positivamente para a formação de professores críticos do seu agir.
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Références
_____. O agir nos discursos: das concepções teóricas à s concepções dos trabalhadores. Tradução de Ana Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
_____. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2009.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
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