O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA E ENUNCIATIVA DE REPRESENTAÇÕES
Keywords:
Representations; Supervised Academic Training; Formations of teachers.Abstract
Neste trabalho, identificamos as representações de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio. Em uma abordagem linguística e enunciativa, baseada nas orientações teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2009), analisamos as ocorrências de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas mobilizadas por oito estagiárias durante a interação com os seus pares em dois Grupos Focais. Na análise, percebemos que as estagiárias representam o estágio, antes e durante a disciplina, como aprendizagem da profissão, avaliação do agir e atividade final para a conclusão do curso, representações que pouco contribuem positivamente para a formação de professores críticos do seu agir.
Downloads
References
_____. O agir nos discursos: das concepções teóricas à s concepções dos trabalhadores. Tradução de Ana Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
_____. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2009.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).