A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Janaína de Aquino Ferraz Universidade de Brasília
  • Giuliano Pereira Castro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

texto multimodal; autonomia; teoria da multimodalidade; análise do discurso; ensino de português.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Português Língua Estrangeira utilizam textos multimodais presentes em materiais didáticos desta área. O estudo é fundamentado na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social, com víeis no desenvolvimento da autonomia de docentes atuantes na área  concernente à utilização de textos multimodais. Para analise dos dados foram aplicados os princípios da pesquisa qualitativa que norteiam o trabalho. Pela análise do corpus, foi possível verificar que os professores não realizam um trabalho sistematizado com os textos multimodais e por isso, alguns estereótipos brasileiros podem ser reforçados através dos materiais didáticos. Os resultados apresentados mostram a importância do conhecimento da teoria da multimodalidade para a realização crítica de trabalho docente e contribui para a melhora do ensino de português como segunda língua.

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Referências

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Publicado

03-10-2015

Como Citar

FERRAZ, Janaína de Aquino; CASTRO, Giuliano Pereira. A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 18, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9619. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo