A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE PARA O DESENSOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palavras-chave:
texto multimodal; autonomia; teoria da multimodalidade; análise do discurso; ensino de português.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar como os docentes de Português Língua Estrangeira utilizam textos multimodais presentes em materiais didáticos desta área. O estudo é fundamentado na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social, com víeis no desenvolvimento da autonomia de docentes atuantes na área concernente à utilização de textos multimodais. Para analise dos dados foram aplicados os princípios da pesquisa qualitativa que norteiam o trabalho. Pela análise do corpus, foi possível verificar que os professores não realizam um trabalho sistematizado com os textos multimodais e por isso, alguns estereótipos brasileiros podem ser reforçados através dos materiais didáticos. Os resultados apresentados mostram a importância do conhecimento da teoria da multimodalidade para a realização crítica de trabalho docente e contribui para a melhora do ensino de português como segunda língua.
Downloads
Referências
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Coord. da trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH,Norman. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003a.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A formação identitária do brasileiro: um enfoque multimodal. 2005. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HENRIQUES, E. R. & GRANNIER, D. M. (2001). Interagindo em Português ”“ textos e visões do Brasil. Vol.1, Brasília: Thesaurus.
KRESS, G., LEITE-GARCÍA, R. & van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: El Discurso como Estructura y Processo. Estudios del discurso: introducción multidisciplinaria. (vol.1).
Barcelona, Gedisa editorial, 2000.
KRESS, G. R. e van LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
SILVA, Francisca Cordélia Oliveira da; VIEIRA, Josênia Antunes. A representação da raça negra no Brasil: ideologia e identidades. 164 p. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Clássicas e Vernácula, 2005.
TAYLOR, S. J. e ROBERT, B. Introduction to Qualitative Research Methods. USA: New York, 1998.
THOMPSON, J. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era da comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).