A CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NOS LIVROS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II - PNLD 2014.

Autores

  • Reginaldo Alves Universidade do Estado da Bahia
  • Adelaide Augusta Pereira de Oliveira UFBA/UNEB

Palavras-chave:

Storytelling; Ensino Fundamental; Programa Nacional do Livro Didático; Língua Inglesa.

Resumo

Esta pesquisa teve, como objetivo, verificar a presença do Storytelling nos livros de língua inglesa do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o Ensino Fundamental II, ano letivo de 2014, tendo, como norteadora, a definição apresentada por Pellowsky (1977, p.15): “Storytelling é a arte, o ofício da narração das estórias em verso ou prosa, enquanto apresentada ou conduzida por uma pessoa, ao vivo, diante de uma audiência (...)”.Após a análise das coleções Alive, It Fits e Vontade de Saber Inglês, concluiu-se que não há a presença do Storytelling na modalidade proposta no projeto de pesquisa, nestas coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKER, Augusta. GREENE, Ellin. Storytelling: Art and Technique. 2. Ed. New York & London: R. R. Bowker Company, 1987.
BAUER, Caroline Feller. Handbook for Storytellers. Chicago: American Library Association, 1977.
BRENEMAN, Lucile. BRENEMAN, Bren. Once Upon a Time. Chicago: Nelson Hall, 1983.
BRYANT, Sara Cone. How to Tell Stories to Children: And Some Stories to Tell. Whitefield: Kessinger Publishing, (1905,2010).
BRYANT, Sarah. How to Tell Stories to Children. New York: Houghton Mifflin Company, 1905.
BURRELL, Arthur. A Guide to Storytelling. Detroit: Sir. Isaac Pitman & Sons, LTD., 1975.
CATHER, Katherine Dunlap. Educating by Storytelling. New York: World Book Company, 1918.
DIXON, Ellen. How to Tell Stories to Children. Devon, Scruffy and Friends Ltd, 2010.
ESENWEIN, J. Berg. STOCKARD, Marietta. Children’s Stories and How to tell Them. Springfield: The Home Correspondence Scholl, 1917.
FORBUSH, William Byron. Manual of Stories. Philadelphia: George W. Jacobs & Co. Philadelphia, 1918.
FRANKLIN, Karl J. Loosen Your Tongue: An Introduction to Storytelling. Dallas: Graduate Institute of Applied Linguistics, 2010.
GONZALEZ, Nohora Inês Porras. Teaching English through Stories: A Meaninful and Fun Way for Children to Learn the Language. Profile, Bogotá, V.12, n. 01. p-95-106, 2010.
HAVEN, Kendal F. Super Simple Storytelling: A Can-Do Guide for Every Classroom, Every Day. Englewood: Teacher Ideas Press, 2000.
KEYES, Angela. Stories and Story-Telling. New York. D. Appleton and Company, 1911.
LOWE; ZEMLIANKSKY. Writing Spaces: reading on writing. Anderson. Parlor Press., 2011.
MUNN, Hilary Dawn. Oral Storytelling and Student Learning: Once Upon a Classroom…1999. 115f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado)-The Ontario Institute for Studies in Education of the University of Toronto. Toronto, 1999.
PARTRIDGE, Emelyn. PARTRIDGE, George. Storytelling in School and Home: A Study in Educational Aesthetics. New York: Sturgis & Walton Company, 1912.
PELLOWSKY, Anne. The World of Storytelling. New York :R. R. Bowker Company, 1975.
RANSOME, Arthur. A History of Storytelling. London : T.C. & e. c. JACK., 1909.
SHEDLOCK, Marie. L. The Art of the Story Teller. Toronto: Dove Publications Inc, 1951.
ZARO, Juan Jesús. SALABERRI, Sagrario. Handbooks for the English Classroom: Storytelling. Oxford :McMillan Publishers Ltd, 1995.
WARREN ( 2008, apud FRANKLIN, 2009
WALSH, John. The Art of Story Telling: Easy Steps to Presenting an Unforgettable Story. 2nd. ed.Chicago: Moody Publishers, 2014.
ZISKIND, Sylvia. Telling Stories to Children. New York: The H. W. Wilson Company, 1976.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Como Citar

ALVES, Reginaldo; OLIVEIRA, Adelaide Augusta Pereira de. A CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS NOS LIVROS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II - PNLD 2014. Revista Desempenho, [S. l.], v. 2, n. 22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9496. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo