O LÚDICO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Paola Natacha Bogusz Unicesumar
  • Caroline Vieira Rodrigues

Resumo

Vivemos em uma sociedade em que o homem está irremediavelmente preso às ferramentas tecnológicas, como preconizava Paiva (2008). Diante disso, ressaltamos a necessidade de apresentar técnicas de ensino utilizando atividades lúdicas por meio das novas tecnologias em sala de aula, mostrando os benefícios da cibercultura na aquisição de língua inglesa e criando oportunidades de aprendizagem através da interação do aluno com o ambiente em que se encontra. Sendo assim, objetivamos observar o desempenho de alunos em uma atividade de discursos orais mediados por tecnologias digitais. Este trabalho está alicerçado em CABRAL (2015); LIGHTBOWN e SPADA (2013); MOURÃO (2012), entre outros. A metodologia de pesquisa foi caracterizada como exploratória uma vez que alunos de 7º ano do ensino fundamental da rede particular de Porto União, Santa Catarina, responderam perguntas sobre os recursos tecnológicos que seus professores permitem que utilizem durante as aulas de inglês, a fim de compreender quais utilizariam como apoio durante as atividades realizadas em sala. Após as respostas obtidas, os alunos foram orientados a utilizarem seus próprios celulares no decorrer das aulas em atividades de interpretação de vídeos, criação de diálogos, conferência vocabular e compartilhamento das histórias. Os resultados comprovam que a presença de novas tecnologias no ambiente escolar não é apenas um suporte para o docente, mas um meio de interação entre os discentes na construção de conhecimentos colaborativos. Concluímos que os usos de tecnologias digitais podem direcionar os profissionais de língua inglesa a uma melhor abordagem do estudo de idiomas com as turmas de ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Natacha Bogusz, Unicesumar

Mestra em Letras na área de Formação do Leitor pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Graduada em Letras, com habilitações Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente, é professora da Instituição Unicesumar para o curso de Letras EaD, professora da Rede Municipal de Maringá e Estadual, atuando principalmente no ensino de Língua Inglesa.

Caroline Vieira Rodrigues

Graduanda em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá. Possui certificação internacional
em língua inglesa e espanhola em nível avançado, TOEIC e DELE. É professora de inglês e espanhol desde
2010, atualmente atuando como professora bilíngue em pré-escola e ensino fundamental no estado de Santa
Catarina. 

Referências

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem Online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota ”“ 1ª edição ”“ São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
CABRAL, Zuleica A. Ser professor na Cultura Digital: e agora? Artefactum ”“ Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia. Ano VII ”“ Nº 2/2015
CHAVES, Eduardo O. A Tecnologia e a Educação. Prefeitura de Duque de Caxias, Rio de Janeiro ”“ Secretaria da Educação, 2007. Disponível em: Acesso em: jul/2015
DIAS, Marcos A.; SANTOS, Herbert N. O uso de novas tecnologias no ensino de línguas: o uso de blogs como ferramenta de motivação e aprendizagem. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação ”“ NEHTE/UFPE, 2010. Disponível em: Acesso em ago/2015.
HINKEL, Thiago A.; KOERNER, Rosana M. As contribuições do curso de letras para o letramento digital: O que dizem os estudantes. Texto Digital, Florianópolis, v.11, n.1, p.226-249, jan./jun. 2015. Disponível em: Acesso em: jul./2015.
LIGHTBOWN, Patsy; M.; SPADA, Nina. How Languages are Learned. 4ª edição. Oxford: Oxford University Press, 2013.
LIRA, Bruna M. P. Aprendizagem da Língua Inglesa através da música. Olinda: Editora da autora, 2013.
MATTOS, Andrea M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v.1, 2011. Disponível em: Acesso em: ago/2015.
MOURÃO, Jessé de S.. O ensino de língua inglesa e suas metodologias. Tianguá: Editora do autor, 2012.
OGASAWARA, Jenifer S. V. O conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky: um diálogo possível. Universidade do Estado da Bahia ”“ UNEB - Departamento de Educação, Curso de Pedagogia - Salvador, 2009.
OLIVEIRA, Zilda de M. R.. Educação infantil: fundamentos e métodos. 5ª edição. Coleção Docência em Formação. São Paulo: Editora Cortez, 2011. Disponível em: Acesso em: ago/2015
PAIVA, Vera Lúcia M. de O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: uma breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: Acesso em jul/2015.
POUND, Linda. How children learn: from Montessori to Vygotsky ”“ educational theories and approaches made easy. Londres: MA Education Ltda, 2006
RAMOS, Samantha Gonçalves Mancini; FURUTA, Susy Maria Zewe Coimbra. Novas Tecnologias nas aulas de Língua Inglesa: Aprimorando o processo ensino/aprendizagem. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v.30, n.2, p. 197-203, 2008. Disponível em: Acesso em jul/2015.
SANTOS, Tássia F.; BEATO, Zelina; ARAGÃO, Rodrigo. As TICS e o ensino de línguas. Universidade Estadual de Santa Cruz, 2010. Disponível em: Acesso em ago/2015.
SOUZA, Sérgio A. F.. A internet e o ensino de línguas estrangeiras. Linguagem & Ensino, vol. 2, n. 1, p. 139-172, 1999. Disponível em: Acesso em: ago/2015
Pesquisas em Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira/ Douglas Altamiro Consolo, Maria Helena Vieira-Abrahão, organizadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Vários autores.
STADLER, Gesane et al. Proposta pedagógica interacionista. IV EDUCERE - Congresso Nacional da Área de Educação. Pontifícia Universidade Catóica do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: Acesso em ago/2015.

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

BOGUSZ, Paola Natacha; RODRIGUES, Caroline Vieira. O LÚDICO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9372. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo