Desempenho animal e produção de forragem sob pastejo contínuo ou pastoreio racional Voisin
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i3.49024Palavras-chave:
Eficiência, Manejo, sustentabilidade, Panicum maximumResumo
O experimento foi desenvolvido durante 120 dias para avaliar a produção de uma pastagem Panicum maximum cv. Colonião e o seu reflexo no desempenho animal, sob dois métodos de pastejo: Pastejo Contínuo (PC) e Pastoreio Racional Voisin (PRV), com duas repetições. Foram avaliados: taxa de crescimento (kg de MS/ha/dia), produção total de matéria seca da forragem (kg de MS/ha), ganho médio diário (g/animal/dia) dos novilhos, ganho de peso por área (kg/ha) e carga animal no período (kg/ha). A análise estatística foi determinada por testes aleatórios que usaram o software "MULTIV". Foram observados os seguintes resultados: GMD de 930g (P=0,001) e 835g. A carga animal média foi de 560 kg/ha e 844 kg/ha (P=0,079) e o ganho de peso vivo de 179 kg/ha e 220 kg/ha (P=0,079), respectivamente para PC e PRV. A taxa de crescimento da forragem foi de 60 kg de MS/ha/dia e 95,5 kg de MS/ha/dia (P=0,07). A produção de MS total foi de 9.149 kg/ha e 11.460 kg/ha (P=0,07), respectivamente para PC e PRV. O PRV apresentou maiores taxas de crescimento da pastagem, de produção de matéria seca e de ganho de peso vivo por hectare. No PC, ocorreu maximização do desempenho individual dos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.