Políticas Editoriais
Política de Acesso Livre (Open access policy)
A Revista Brasileira de Agroecologia é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para autores, usuários ou suas instituições. Não são cobradas taxas para processamento dos artigos. Usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (Budapest Open Access Initiative - BOAI).
Política de avaliação das submissões:
Cada submissão à RBA, nas categorias de “Artigos” e de “Notas Agroecológicas”, tanto para números ordinários como para os especiais, passa, inicialmente, por avaliação prévia por comissão de editores do Colegiado Editorial. Nessa fase, verifica-se se a submissão está no escopo e cumpre as diretrizes de submissão da revista. Não sendo aprovada nessa fase, a comissão pode rejeitar a submissão, justificando a rejeição, ou solicitar adequações às normas da revista. Sendo aprovada pela comissão, a submissão é encaminhada à editoria de seção, sendo indicado um Editor ou Editora de Seção, ou Editor/a convidado/a no caso de número especial, que se responsabiliza por acompanhar a etapa de avaliação por pares. Na etapa de avaliação, é feita a indicação de, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, em sistema de avaliação duplo-cega (autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro). Pareceristas indicados/as devem ser profissionais com reconhecida formação e experiência na área de conhecimento da submissão, atuando em instituições de ensino, pesquisa ou extensão, no Brasil ou no exterior, não atuando na Comissão Editorial da RBA.
Pareceristas podem sugerir que a submissão seja: rejeitada; aceita; aceita com alterações; ou precisando de uma revisão completa e nova avaliação. Caso haja uma posição majoritária nos pareceres recebidos, editores/as responsáveis pela avaliação comunicam a decisão a autores e autoras. Caso haja discordância entre pareceres, são indicados/as mais pareceristas. Se a decisão for pela rejeição, autores/as são informados por mensagem enviada com justificativa e cópias dos pareceres.
Quando são solicitadas modificações, autores/as são informados/as, recebendo mensagem contendo pareceres e, eventualmente, arquivos anotados por pareceristas, sendo estabelecido um prazo para devolução de arquivo com as modificações. Caso não concordem com alguma modificação sugerida, autores/as devem justificar não a terem aproveitado. Ao receberem o arquivo com as correções, editores/as podem considerar que as modificações cumpriram com as recomendações dos pareceres e aceitar a submissão para publicação. Caso entendam ser necessário, podem abrir uma segunda rodada de avaliação e solicitar novos pareceres.
Submissões para as categorias de “Cartas ao Colegiado Editorial”, “Resenhas de livros/mídias/eventos”, “Resumos de dissertações ou teses” e “Entrevistas”, não passam por avaliação por pares. Submissão a uma dessas categorias, passa, inicialmente, por uma avaliação, quanto estar no escopo da RBA e cumprir com as diretrizes para submissão, por uma comissão do Colegiado Editorial. Após essa avaliação, um/a editor/a do Colegiado Editorial fica responsável em dar um parecer sobre a aceitação ou rejeição da submissão, podendo recorrer a um parecer duplo-cego, de parecerista ad hoc, caso ache necessário uma opinião extra.
Sendo aprovadas para publicação, todas as submissões passam à etapa de edição de texto, quando podem ser solicitadas, aos autores e autoras, novas correções no texto, sem modificações de conteúdo, e, se necessário, ajustes em citações e referências. Após essa etapa, é realizada a edição de leiaute, com a produção de prova de leitura, encaminhada para conferência final por autores e autoras, para correção de erros de impressão antes da publicação pela RBA. Mesmo tendo recebido aprovação para publicação, caso autores/as não respondam adequadamente, realizando as correções requeridas por editores de texto e de leiaute e cumprindo os prazos estabelecidos, as submissões ainda podem ser rejeitadas.










