Sobre a Revista

Sobre a Revista Brasileira de Agroecologia

A Revista Brasileira de Agroecologia (RBA) é disponibilizada gratuitamente, sem custos para autores, usuários ou suas instituições. É editada, desde 2006, pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Em setembro de 2023, iniciou-se a cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG MADER), quando a RBA passou a ser disponibilizada no Portal de Periódicos da Universidade de Brasília. 

 

Escopo da Revista Brasileira de Agroecologia

A missão da RBA é divulgar e socializar, por meio de acesso aberto e gratuito, estudos e pesquisas científicas originais e inéditas em Agroecologia, realizadas no Brasil ou no exterior. Busca contribuir para a construção do conhecimento agroecológico. A Agroecologia é entendida como uma ciência, um movimento e uma prática social, que adota uma abordagem científica, teórica, prática e metodológica que articula diferentes áreas do conhecimento de forma transdisciplinar e sistêmica, visando o desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis ​​em todas as suas dimensões. Como exemplos de áreas do conhecimento, podemos citar, entre outras, Ecologia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Sociologia, Antropologia, Geografia e Economia, quando abordarem perspectivas para o desenvolvimento de estilos agrícolas de base ecológica e desenvolvimento sustentável.

A RBA aceita submissões nas categorias de: Artigos; Notas Agroecológicas; Cartas ao Conselho Editorial; Resenhas de livros/mídia/eventos; resumos de dissertações ou teses; e Entrevistas. As categorias Artigos e Notas Agroecológicas estão sujeitas à avaliação duplo-cega por pares. As demais categorias passam por avaliação do Conselho Editorial.

Artigos eminentemente teóricos ou revisões de literatura só serão aceitos caso apresentem uma abordagem crítica e inovadora, baseada em referências atuais, desenvolvendo perspectivas que contribuam significativamente para o avanço da Agroecologia. Não serão aceitos ensaios teóricos ou revisões limitadas a conceitos e princípios da Agroecologia amplamente divulgados e de conhecimento público.

 

Princípios éticos da RBA

Ética em publicação:

A RBA segue as recomendações do Committee on Publications Ethics (Comitê de Ética em Publicações - COPE), e seus princípios de transparência e melhores práticas em publicação acadêmica.  

Ética em pesquisa:

Em casos de pesquisas que tratam do acesso ao conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético, ou que envolvam humanos, tanto nas áreas da saúde como nas áreas das ciências sociais, cabe aos autores e autoras cumprirem a legislação referente à ética em pesquisa. Ao submeterem seus manuscritos à RBA, as autoras e os autores declaram que respeitam as normas referentes à ética em pesquisa, assumindo total responsabilidade por quaisquer problemas que possam decorrer da publicação de seus trabalhos. A RBA não tem responsabilidade legal pelo conteúdo dos artigos publicados.

A RBA procura, dentro do possível, prevenir a publicação de trabalhos com violações da ética em pesquisa, incluindo plágios, dados falsificados, a ocorrência de danos a comunidades ou pessoas que participaram das pesquisas e discriminação. No entanto, não há como uma revista garantir que estes casos possam passar despercebidos. Havendo denúncias de má conduta ética em pesquisa, seja antes ou após a publicação, a Comissão Editorial tomará as medidas cabíveis, que podem incluir a retirada da publicação e a denúncia do caso às pessoas e instituições interessadas.

Não será permitida, no corpo do texto, sem que haja a devida concordância das pessoas entrevistadas, menção dos nomes destas, nome de famílias amostradas ou quaisquer formas de identificação de informantes e/ou participantes que tenham integrado a pesquisa como fonte de informação, nem como colaboradores. Todos os informantes devem ser identificados(as) apenas por códigos pré-estabelecidos na metodologia.

Periodicidade

A Revista Brasileira de Agroecologia é uma publicação trimestral. Além dos números ordinários, pode também publicar números especiais, temáticos, para os quais chamadas específicas são divulgadas.

 

Preservação digital

A Revista Brasileira de Agroecologia tem sua preservação digital realizada pela Public Knowledge Project Preservation Network (PKP PN) – Rede de Preservação PKP .

Também, como parte do serviço do Portal de Periódicos da Universidade de Brasília, no qual a Revista Brasileira de Agroecologia está  hospedada, são realizados backups diários de dados e de arquivos,  garantindo sua preservação. 

 

ISSN: 1980-9735

DOI: doi.org/10.33240/rba

@revistaagroecologia

Os editores indicam o uso do MORE e do Mendeley como organizadores de referências.

 

Créditos

Projeto gráfico: Mariana Sobral

Revisão: Juliana Fonseca da Silva