Dinâmica do n-mineral em pastagem de coastcross consorciado com Arachis pintoi com ou sem nitrogênio em duas estações do ano
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i1.48951Palavras-chave:
lixiviação, nitrogênio, primavera, verãoResumo
O objetivo foi avaliar a dinâmica do nitrogênio no solo numa pastagem de Coastcross consorciada com Arachis pintoi ou em cultivo singular, adubada ou não com N, utilizando-se um delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições em quatro tratamentos, a seguir descritos: (CA) Coastcross + Arachis sem N; (CA+100N) Coastcross + Arachis com 100 kg de N; (C+200N) Coastcross com 200 kg de N e (CA+200N) Coastcross + Arachis com 200 kg de N. As avaliações foram realizadas na primavera e verão e estudadas por análise de regressão. Foram coletadas cinco amostras de solo em cada piquete nas profundidades de 0-0,2; 0,2-0,4; 0,4-0,6; 0,6-0,8 e 0,8-1 m, esta operação ocorreu após a aplicação da adubação nitrogenada num prazo máximo de 15 dias, depois de uma precipitação de 20 a 30 mm. Os resultados mostraram maior concentração do N-mineral nas camadas superficiais do solo, decrescendo à medida que aumentava a profundidade do mesmo, principalmente nos tratamentos que continha leguminosa e, nestes, ocorria maior capacidade de retenção do nitrogênio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.