A arte de contar histórias infantis: propiciando encantamentos

Authors

  • Kelli Silva Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Lígia Rodrigues Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Paula Caroline Cardoso Universidade Federal de Viçosa

Keywords:

Histórias infantis. Educação infantil. Cultura.

Abstract

Contar histórias infantis é proporcionar às crianças e aos educadores possibilidades de fazer diferentes leituras do mundo, podendo criar e imaginar situações que os façam estabelecer relações consigo próprio e com o mundo que os cercam. Dessa forma, o projeto de extensão “A Imaginação e o Lúdico: A Contação de Histórias Infantis” se propôs a oferecer aos professores de educação infantil oportunidades para refletir sobre a sua prática pedagógica e redimensioná- la, exercitando o seu papel de propiciador de encantamentos. Além disso, propôs-se também a contribuir para o fortalecimento, o enriquecimento e a inovação da prática de contar histórias para crianças de 0 a 6 anos de idade, utilizando-se de diferentes recursos didáticos confeccionados pelos próprios profissionais, a partir da busca desses recursos na própria região de Viçosa-MG. Os resultados do trabalho apontam um grande número de crianças, adultos e idosos envolvido com a atividade de contar histórias infantis na praça, a qual tende a se tornar permanente. O projeto busca criar possibilidades para que os professores participantes do mesmo se tornem multiplicadores de atividades que incentivem a leitura da literatura infantil, visando também incentivar a participação das equipes de estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kelli Silva Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Educação Infantil na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bolsista Pibex e integrante da equipe do projeto (2008).

Maria Lígia Rodrigues Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora assistente do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (DED/UFV) e coordenadora do projeto.

Paula Caroline Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Educação Infantil na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bolsista Pibex, integrante do projeto.  

References

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A Literatura Infantil. Visão Histórica e Crítica. 6ª edição. São Paulo: Global Universitária, 1989.
COELHO, Betty. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1991.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil - Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 2003. 175 p.
HISLAM, Jane. Experiências do brincar diferenciadas pelo sexo e pelas escolhas das crianças. In: MOYLES, Jane et. al. A excelência do brincar. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 50-62.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MARIA, Kelli. C. de O. A responsabilidade de combate ao lixo. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, v. 4, n. 10, p. 18-20, mar/jun2006.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira ”“ Como e por que ler? Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Published

2011-12-21

How to Cite

BARBOSA, Kelli Silva; SANTOS, Maria Lígia Rodrigues; CARDOSO, Paula Caroline. A arte de contar histórias infantis: propiciando encantamentos. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24318. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de desenvolvimento teórico

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.