Sobre a Revista

Escopo

Para tanto, tem interesse na publicação de ARTIGOS COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ENSAIOS TEÓRICOS sob diferentes perspectivas acerca da extensão universitária e de atividades, ações projetos e programas de extensão desenvolvidos por docentes, coordenadores(as) de extensão, discentes e técnicos-administrativos.

Um ARTIGO COM RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão universitária é um texto que descreve e analisa, com base em evidências e fontes confiáveis, projetos ou atividades realizados pela universidade que aplicam o conhecimento acadêmico em contextos reais, ajudando a resolver problemas sociais ou melhorar a qualidade de vida das pessoas, integrando o ensino e a pesquisa com a sociedade. 

Já o ENSAIO TEÓRICO é um tipo de texto acadêmico que explora e discute um tema ou problema com base em conceitos, teorias e ideias de diferentes autores no campo de extensão universitária, sem a necessidade de realizar uma pesquisa empírica. O objetivo é refletir sobre o assunto, apresentar diferentes perspectivas e argumentações, e, muitas vezes, propor novas abordagens ou interpretações. Ele é estruturado de forma argumentativa e analítica, focando na revisão e análise crítica da literatura existente sobre o tema.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Processo de Avaliação

O processo de avaliação de artigos submetidos à Participação, após triagem preliminar por formato (adequação do artigo às regras de normalização e formatação exigidas) e uso de sistema de detecção de similaridades, consiste em duas etapas: 

1) Triagem realizada pelo Editor Chefe, que examina a adequação do trabalho à  linha editorial da revista e seu potencial para publicação;

2) Sistema de avaliação duplo-cega, que consiste na interação entre os autores e dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos. Habitualmente, os editores científicos e Editor Chefe acrescentam às sugestões dos avaliadores um aconselhamento editorial, cujo objetivo é o aprimoramento do artigo, visando à publicação.

Depois de aprovado, o trabalho é submetido à  edição e à revisão ortográfica e gramatical. A revista envia a versão final para aprovação dos(as) autores(as) e eventuais atualizações.