A percepção de voluntários e participantes sobre a X Semana de Extensão da Faculdade UnB Planaltina- FUP

Autores

  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília
  • Fabiana Miranda de Souza Universidade de Brasília
  • Ludmila Xavier da Guirra Universidade de Brasília
  • Cristian Ney Viana Guimarães Universidade de Planaltina
  • Luciana Medeiros Leite Secretaria de Educação do Distri
  • Nattacha Lidiany Fernandes dos Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Rosimary Oliveira da Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Extensão universitária. Semana de extensão. Percepção de voluntários. Percepção de participantes.

Resumo

As ações de extensão universitária viabilizam o processo de formação humana, cidadã e profissional, a partir de intervenções que unem o saber acadêmico ao fazer contextualizado e compartilhado com a comunidade que também compõe a universidade. Tais ações permitem, ainda, a investigação e a produção de novos conhecimentos e o desenvolvimento coletivo da sociedade. Neste trabalho, realizamos uma pesquisa com os voluntários e participantes das ações da X Semana de Extensão da Faculdade UnB Planaltina para identificar o impacto da ação para eles mesmos e para suas organizações de trabalho ou comunidade. Ao todo foram entrevistados, na modalidade presencial ou a distância, 20 pessoas entre voluntários e participantes das ações. Os resultados evidenciaram que para todos os participantes da pesquisa a semana de extensão permitiu a integração da universidade com as escolas, comunidade e organizações parceiras, porque abriu caminhos de diálogos e ações que não são tradicionais do espaço acadêmico, mas que deveriam ser, já que a universidade é para todos e deve ser feita com, para e por todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Eugênia Caixeta, Universidade de Brasília

Professora doutora Adjunto da Faculdade UnB Planaltina e coordenadora do Projeto de Extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão.

Fabiana Miranda de Souza, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Faculdade UnB Planaltina FUP e membro do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão.

Ludmila Xavier da Guirra, Universidade de Brasília

Professora de Ciências Naturais, formada pela Faculdade UnB Planaltina-FUP e colaboradora do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão.

Cristian Ney Viana Guimarães, Universidade de Planaltina

Graduando em Gestão do Agronegócio da Faculdade UnB Planaltina ”“FUP e membro do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis
em tempo de inclusão.

Luciana Medeiros Leite, Secretaria de Educação do Distri

Professora de Ciências Naturais da SEEDF, formada pela Faculdade UnB Planaltina-FUP ecolaboradora do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de incluso.

Nattacha Lidiany Fernandes dos Santos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professora de Ciências Naturais da SEEDF, formada pela Faculdade UnB Planaltina-FUP e colaboradora do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão.

Rosimary Oliveira da Silva, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Faculdade UnB Planaltina ”“ FUP e membro do projeto de extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão.

Referências

ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Do sonho de Darcy Ribeiro nasceu uma das melhores
universidades do País, sd. Disponível em: http:// www.adunb.org.br/index.php?option=com_
content&view=article&id=1577:do-sonho-de-darcyribeiro-nasceu-uma-das-melhores-universidades-dopais&catid=92:clipping&Itemid=795. Acesso em: 25/08/2011.
BOTOMÉ, S.P. & KUBO, O.M. (2002) Responsabilidade social dos programas de Pós-graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior. Interação em Psicologia, 6(1), p. 81-110, 2002.
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária ”“ 2011-2020. Disponível em: <http://www.proex.ufscar.br/arquivos/pnext2011.pdf> Acesso em: 26/07/2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Fórum de PróReitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade Federal de Minas Gerais.
PROEX. COOPMED Editora, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
CAIXETA, J.E. Guardiãs da memória: tecendo significações de si, suas fotografias e seus objetos. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/6213/1/Juliana%20
Eug%C3%AAnia%20Caixeta.pdf. Acessado em 23,04.2012.
DAVIS, C., SILVA, M.A.S.S. & ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71, 49-54, 1989.
FAVERO, M.H.; MELLO, R.M. Adolescência, Maternidade e vida escolar: a difícil conciliação de papéis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasilia, 13, 1, p. 131-136, 1997.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 13a Edição. São Paulo: Paz e Terra. 2006.
SOUSA, M.do A. & BARBATO, S. Contribuições da psicologia para o entendimento do voluntariado na interface com a sustentabilidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília (no prelo).

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUZA, Fabiana Miranda de; GUIRRA, Ludmila Xavier da; GUIMARÃES, Cristian Ney Viana; LEITE, Luciana Medeiros; SANTOS, Nattacha Lidiany Fernandes dos; SILVA, Rosimary Oliveira da. A percepção de voluntários e participantes sobre a X Semana de Extensão da Faculdade UnB Planaltina- FUP. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 101–110, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25120. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.