200 anos de Independência do Brasil através dos jornais paraenses

audiovisual para o ensino de história no interior da Amazônia

Autores

  • Eveline Almeida de Sousa Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Isabel Teresa Creão Augusto Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Vanice Siqueira de Melo Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Silvio Lucas Alves da Silva Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Felipe Xavier Aguiar Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Palavras-chave:

audiovisual, exposição, ensino de história, Independência do Brasil

Resumo

Este trabalho compartilha uma das ações do projeto “Educação patrimonial e os lugares de memória em Santarém”, desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que produziu um material audiovisual para contar a história dos 200 anos de Independência do Brasil, a partir dos jornais paraenses, destinado preferencialmente aos professores e estudantes da educação básica de Santarém (oeste do Pará). Com a proposta de contar a história a partir da realidade amazônica, com sujeitos, documentos e paisagens da região, o vídeo elaborado se configura, ao mesmo tempo, como um recurso didático e uma experiência que leve à reflexão sobre a memória, comunidade e nação, pensando o conhecimento histórico como um dos pilares da formação da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Teresa Creão Augusto, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em História Social pela PUC-SP (2021). É professora de História Contemporânea no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Vanice Siqueira de Melo, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Historia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de História Colonial atuando principalmente nos seguintes temas: História da América Colonial, História da Amazônia Colonial, História Indígena, História e Natureza, espaço e ocupação territorial. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Amazônia Colonial e é vice-líder do Grupo de Pesquisa em História do Baixo Amazonas (GEPEHISBA). É integrante dos seguintes grupos: PORTOS: Núcleo de Pesquisa em História Econômica das Américas na Época Moderna, Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Social dos Sertões, História da Amazônia Colonial, Grupo de Estudos de Fronteira - GEF.

Silvio Lucas Alves da Silva, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

É estudante concluinte do curso de Licenciatura em História da UFOPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Também autou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento (PIBIC/CNPq) e, no projeto intitulao de Modern Endangered Achives Program (MEAP) da Universidade da Calif´órnia. Atualmente, é bolsista do projeto "Patrimônio Histórico Documental e os Lugares de Memória em Santarém", do Programa Instituição de Bolsas de Extensão da Ufopa (PIBEX-Ufopa). Também faz parte do corpo editorial do periódico PLURA/ABHR (Revista de Estudos de Religião da Associação Brasileira de História das Religiões).

Felipe Xavier Aguiar, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Graduando do Curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi um dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do ano de 2020. Estudante membro do GEPEHISBA (Grupo de estudo e pesquisa em História do Baixo Amazonas-UFOPA). Bolsista em atividade do Programa de Residência Pedagógica e, também, bolsista do projeto "O Patrimônio Histórico Documental e os Lugares de Memória em Santarém" (PIBEX/UFOPA)

Referências

BONALDO, Rodrigo Bragio. O que é História Pública. https://historiapublica.sites.ufsc.br/o-que-e-historia-publica/. Acesso em: 11/03/2023.

COELHO, G. M. Anarquistas, demagogos & dissidentes. A imprensa liberal no Pará de 1822. Belém: CEJUP, 1993

DARNTON, R.; ROCHE, D. Revolution in Print: the Press in France 1775-1800. Carolina do Norte: University of Carolina Press, 1989.

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. O que é, como e por que História Pública? Algumas considerações sobre indefinições. 2017. http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3426.pdf. Acesso em: 13/03/2023.

FONSECA, S. G. F. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus Editora, 2003.

FREIRE JUNIOR, Josias José. O ensino de história no ensino médio integrado à educação profissional: possibilidades a partir da produção audiovisual. XVIII Encontro estadual de história. UNESC, Anpuh-SC: 2020.

LEITE, C. Teoria, metodologia e possibilidades: os jornais como fonte e objeto de pesquisa histórica. Tocantins: Escritas, v. 7, n. 1, 2015, p. 03-17.

LUCA, T. R. de. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p.111-153.

MARTINS, A. L.; LUCA, T. R. de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

MOREL, M. Independência no papel: a imprensa periódica. In: JANCSÓ, István (Org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Editora HUCITED, 2005, p. 617-636.

NAPOLITANO, M. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (Orgs.). Novos combates pela História: desafio – ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 85-111.

NEVES, L. M. B. P. das. Corcundas e Constitucionais: a cultura política da Independência (1820-1822). Rio de Janeiro: Revan, FAPERJ, 2003.

PORTAL CIDADES IBGE. 2023. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santarem/panorama. Acesso em 11/03/2023.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005.

SOUZA, I. L. C. Pátria Coroada: o Brasil como corpo político autônomo. São Paulo: Editora da UNESO, 1999.

TORCATE, Johnnys Eliel; FEITOSA, Cícero Ricardo Teixeira; ALVES LIMA, Stephani L; FRANÇA LIMA, Antônio Claúdio; SILVA SOUSA, Maria Daiane. Uso do audiovisual no ensino de história: desafios e práticas. 2019. https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-vi-conedu. Acesso em 10/03/2023

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

ALMEIDA DE SOUSA, Eveline; CREÃO AUGUSTO, Isabel Teresa; SIQUEIRA DE MELO, Vanice; ALVES DA SILVA, Silvio Lucas; XAVIER AGUIAR, Felipe. 200 anos de Independência do Brasil através dos jornais paraenses: audiovisual para o ensino de história no interior da Amazônia. Participação, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 71–82, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/47585. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.