200 anos de Independência do Brasil através dos jornais paraenses

audiovisual para o ensino de história no interior da Amazônia

Autores

  • Eveline Almeida de Sousa Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Isabel Teresa Creão Augusto Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Vanice Siqueira de Melo Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Silvio Lucas Alves da Silva Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)
  • Felipe Xavier Aguiar Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Palavras-chave:

audiovisual, exposição, ensino de história, Independência do Brasil

Resumo

Este trabalho compartilha uma das ações do projeto “Educação patrimonial e os lugares de memória em Santarém”, desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que produziu um material audiovisual para contar a história dos 200 anos de Independência do Brasil, a partir dos jornais paraenses, destinado preferencialmente aos professores e estudantes da educação básica de Santarém (oeste do Pará). Com a proposta de contar a história a partir da realidade amazônica, com sujeitos, documentos e paisagens da região, o vídeo elaborado se configura, ao mesmo tempo, como um recurso didático e uma experiência que leve à reflexão sobre a memória, comunidade e nação, pensando o conhecimento histórico como um dos pilares da formação da cidadania.

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Biografia do Autor

Isabel Teresa Creão Augusto, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em História Social pela PUC-SP (2021). É professora de História Contemporânea no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Vanice Siqueira de Melo, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Historia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de História Colonial atuando principalmente nos seguintes temas: História da América Colonial, História da Amazônia Colonial, História Indígena, História e Natureza, espaço e ocupação territorial. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Amazônia Colonial e é vice-líder do Grupo de Pesquisa em História do Baixo Amazonas (GEPEHISBA). É integrante dos seguintes grupos: PORTOS: Núcleo de Pesquisa em História Econômica das Américas na Época Moderna, Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Social dos Sertões, História da Amazônia Colonial, Grupo de Estudos de Fronteira - GEF.

Silvio Lucas Alves da Silva, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

É estudante concluinte do curso de Licenciatura em História da UFOPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Também autou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento (PIBIC/CNPq) e, no projeto intitulao de Modern Endangered Achives Program (MEAP) da Universidade da Calif´órnia. Atualmente, é bolsista do projeto "Patrimônio Histórico Documental e os Lugares de Memória em Santarém", do Programa Instituição de Bolsas de Extensão da Ufopa (PIBEX-Ufopa). Também faz parte do corpo editorial do periódico PLURA/ABHR (Revista de Estudos de Religião da Associação Brasileira de História das Religiões).

Felipe Xavier Aguiar, Instituto Ciências da Educação/Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA)

Graduando do Curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi um dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do ano de 2020. Estudante membro do GEPEHISBA (Grupo de estudo e pesquisa em História do Baixo Amazonas-UFOPA). Bolsista em atividade do Programa de Residência Pedagógica e, também, bolsista do projeto "O Patrimônio Histórico Documental e os Lugares de Memória em Santarém" (PIBEX/UFOPA)

Referências

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

ALMEIDA DE SOUSA, Eveline; CREÃO AUGUSTO, Isabel Teresa; SIQUEIRA DE MELO, Vanice; ALVES DA SILVA, Silvio Lucas; XAVIER AGUIAR, Felipe. 200 anos de Independência do Brasil através dos jornais paraenses: audiovisual para o ensino de história no interior da Amazônia. Participação, [S. l.], v. 1, n. 39, p. 71–82, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/47585. Acesso em: 4 nov. 2024.