Educação e cidadania: uma experiência interdisciplinar na comunidade

Autores

  • Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Sara Maria Sumbér da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Jamilla Istefâne Nunes de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Aline Bona de Alencar Araripe Universidade Federal do Piauí
  • Carmem Leidiza Viana Gomes Universidade Federal do Piauí
  • Sabrina dos Santos Melo Universidade Federal do Piauí
  • Sabrina dos Santos Melo Universidade Federal do Piauí
  • Ana Beatriz Gonçalves de Carvalho Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Extensão universitária. Direitos Humanos. Cidadania.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar experiências e aprendizagens decorrentes das ações pedagógicas focadas nas questões de direitos humanos e cidadania. A metodologia foi participativa e o grupo incluiu crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. A incorporação de práticas pedagógicas participativas permitiu sensibilizar os participantes a ter consciência de seus atos. Além
do impacto na população beneficiada, a experiência fortaleceu o processo de formação de graduandos e contribui para o desenvolvimento humano e social de todos os integrantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada, Tutora do Programa de Educação Tutorial-PET INTEGRAÇÃO (PETIN), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.

Sara Maria Sumbér da Silva, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí, ,

Jamilla Istefâne Nunes de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.

 

Aline Bona de Alencar Araripe, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.

 

Carmem Leidiza Viana Gomes, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.



Sabrina dos Santos Melo, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.

Sabrina dos Santos Melo, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.

Ana Beatriz Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET INTEGRAÇÃO (PETIN) ”“ vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí.



Referências

BRASIL. Direitos Humanos e Educação. Ano XVIII boletim 02 ”“ Março e Abril, Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República, Brasília, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. - Brasília; MEC, ACS, 2005. p.20
CANDAU, Vera. et.al. Tecendo a Cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1996.
CERQUEIRA, D.T. Em busca de uma definição de extensão universitária no Brasil: conceito, limites e características. Extensão em Rede. Revista de Extensão do Sistema ACAFE, 2003.
CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DEMO, P. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas: Papirus, 1994.
FORPROEXT. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras e SeSu/MEC, 2001.
GONZÁLEZ, R.F.L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo:Pioneira Thompson; 2003
MAKARENKO, A. Poema Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
MENDONÇA, S. G. L., SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo,
v. 3, p. 29-44, 2002.
MOEHLECKE, S. Proposta pedagógica direitos humanos e educação. Salto para o Futuro - Direitos Humanos e Educação, Ano XVIII, boletim 02, Ministério da Educação, Março e Abril, 2008.
MACHADO, V.L.S; MATURANO, E.M: LOUREIRO, R.S; LINHARES. M.B.M; BESSA, L.C.D. Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar: características de comportamento conforme
avaliação de pais e professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.3/4, n.26,1994p.119-138;
NASCIMENTO, H. M. Capital Social e Desenvolvimento Sustentável no Sertão Baiano: A Experiência de Organização dos Pequenos Agricultores do Município de Valente. Campinas: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Economia da UNICAMP:2000.
PIAJET J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIAJET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1983.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica. São Paulo: Cortez, 1991.
STEFANINI, M.C.B; CRUZ, S.A.B. Dificuldades de aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Educação, ano/vol. XXIX, n.58, PUC: Rio Grande do Sul, p.85-105, 2006.
TAVARES, Celma. Barbarie en la Democracia. Salamanca: Ediciones Universidade Salamanca, 2006.
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 387 p. 1982

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

CARVALHO, Cecília Maria Resende Gonçalves de; SILVA, Sara Maria Sumbér da; SOUSA, Jamilla Istefâne Nunes de; ARARIPE, Aline Bona de Alencar; GOMES, Carmem Leidiza Viana; MELO, Sabrina dos Santos; MELO, Sabrina dos Santos; CARVALHO, Ana Beatriz Gonçalves de. Educação e cidadania: uma experiência interdisciplinar na comunidade. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 17–24, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24758. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.