A arte de contar histórias infantis: propiciando encantamentos
Palavras-chave:
Histórias infantis. Educação infantil. Cultura.Resumo
Contar histórias infantis é proporcionar à s crianças e aos educadores possibilidades de fazer diferentes leituras do mundo, podendo criar e imaginar situações que os façam estabelecer relações consigo próprio e com o mundo que os cercam. Dessa forma, o projeto de extensão “A Imaginação e o Lúdico: A Contação de Histórias Infantis” se propôs a oferecer aos professores de educação infantil oportunidades para refletir sobre a sua prática pedagógica e redimensioná- la, exercitando o seu papel de propiciador de encantamentos. Além disso, propôs-se também a contribuir para o fortalecimento, o enriquecimento e a inovação da prática de contar histórias para crianças de 0 a 6 anos de idade, utilizando-se de diferentes recursos didáticos confeccionados pelos próprios profissionais, a partir da busca desses recursos na própria região de Viçosa-MG. Os resultados do trabalho apontam um grande número de crianças, adultos e idosos envolvido com a atividade de contar histórias infantis na praça, a qual tende a se tornar permanente. O projeto busca criar possibilidades para que os professores participantes do mesmo se tornem multiplicadores de atividades que incentivem a leitura da literatura infantil, visando também incentivar a participação das equipes de estudantes.Downloads
Referências
COELHO, Betty. Contar Histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1991.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil - Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 2003. 175 p.
HISLAM, Jane. Experiências do brincar diferenciadas pelo sexo e pelas escolhas das crianças. In: MOYLES, Jane et. al. A excelência do brincar. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 50-62.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MARIA, Kelli. C. de O. A responsabilidade de combate ao lixo. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, v. 4, n. 10, p. 18-20, mar/jun2006.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira ”“ Como e por que ler? Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.