Ler sem saber ler:um desafio na educação infantil

Autores

  • Letícia Martins dos Santos1 Universidade Federal do Pampa
  • Patrícia dos Santos Moura Unipampa

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar e analisar práticas pedagógicas que visam explorar a compreensão de textos narrativos literários em crianças de três a quatro anos de idade. Estas práticas fazem parte de uma ação de extensão decorrente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Pedagogia/Unipampa,área Letramento e Educação Infantil, fomentado pela CAPES. Este programa é realizado em três escolas municipais de Educação Infantil, na cidade de Jaguarão/RS. Realizamos nossas intervenções em uma turma de Pré I, com crianças de três a quatro anos. Como metodologia de trabalho, realizamos sessões de práticas de leitura de textos narrativos literários com discussão oral sobre os mesmos. Como resultados, temos percebido que esta ação de extensão aproxima a literatura da escola e promove aprendizagens diversas acerca da leitura, como ampliação de vocabulário, reconhecimento e uso de entonação própria de textos literários, compreensão da estrutura de enredos das histórias e formação de comportamentos leitores em crianças que ainda não leem convencionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Martins dos Santos1, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa ”“ Unipampa - Campus Jaguarão/RS.

Patrícia dos Santos Moura, Unipampa

Professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa - Campus Jaguarão/RS.

Referências

BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina
Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA Ester Calland de Sousa (org). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
RODRIGUES, Telma M. de S. A compreensão de textos narrativos com crianças de 05 a 06 anos. Monografia de Especialização. Recife: FUNESO,1999.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

SANTOS1, L. M. dos; MOURA, P. dos S. Ler sem saber ler:um desafio na educação infantil. Participação, [S. l.], n. 27, p. 53–55, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22263. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico