EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA

Autores

  • Adriana Silva Alves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação. Direitos Humanos. Educação Popular. Ceilândia.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir e problematizar o papel da Educação Popular e da Extensão universitária na promoção da
educação em direitos humanos com base na experiência do Projeto Educação Popular e Direitos Humanos: Capacitação de
Atores Sociais no Distrito Federal e Estado de Goiás (EPDH). O projeto foi realizado pelo Núcleo de Estudos para Paz e os
Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP-UnB), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR).
Tomou-se como objeto, as oficinas de capacitação de atores promovidas na comunidade Sol Nascente, um dos principais
bairros da cidade satélite de Ceilândia-DF. A partir da descrição metodológica das oficinas, analisa-se o papel da educação popular e da extensão universitária, ao estabelecer laços entre realidades, aprendizagens, pesquisa e sala de aula na promoção dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Adriana Silva Alves, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, intercambista do curso de Ciencia de la educación da Universidad de la Republica no Uruguai-2012 e pesquisadora nas áreas de educação, Economia Solidária e Meio ambiente.

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Publicado

2014-01-31

Como Citar

ALVES, Adriana Silva. EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 7–16, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24757. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico