EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA

Autores

  • Adriana Silva Alves Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação. Direitos Humanos. Educação Popular. Ceilândia.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir e problematizar o papel da Educação Popular e da Extensão universitária na promoção da
educação em direitos humanos com base na experiência do Projeto Educação Popular e Direitos Humanos: Capacitação de
Atores Sociais no Distrito Federal e Estado de Goiás (EPDH). O projeto foi realizado pelo Núcleo de Estudos para Paz e os
Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP-UnB), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR).
Tomou-se como objeto, as oficinas de capacitação de atores promovidas na comunidade Sol Nascente, um dos principais
bairros da cidade satélite de Ceilândia-DF. A partir da descrição metodológica das oficinas, analisa-se o papel da educação popular e da extensão universitária, ao estabelecer laços entre realidades, aprendizagens, pesquisa e sala de aula na promoção dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Silva Alves, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, intercambista do curso de Ciencia de la educación da Universidad de la Republica no Uruguai-2012 e pesquisadora nas áreas de educação, Economia Solidária e Meio ambiente.

Referências

BAPTISTA, M. G. P.; PALHANO, T. R. Educação, Extensão Popular e Pesquisa: metodologia e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.
BOTOMÉ, Silvio Paulo . In: FARIA, Doris Santos de (org.). Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília: UnB, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1988.
CARLOS, Ana Fani. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Ed. Contexto. 2001.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
FREIRE, Paulo Pedagogia do Oprimido. 48 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996, p.
FURTADO, R. & FURTADO, E. A Intervenção participativa dos Atores ”“ INPA: uma metodologia de capacitação para o desenvolvimento sustentável. Brasília: IICA, 2000.
GUTIÉRREZ, Francisco. Educação Como Práxis Política; tradução de Antônio Negrino ”“ São Paulo: Summus, 1998.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na pósmodernidade. Rio de Janeiro: DP & A. 7ª ed. 2002.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para Sistematizar Experiências; tradução de: Maria Viviana V. Resende. 2. Ed. Revista - Brasília: MMA. (Série Monitoramento e Avaliação),
2006.
MACHADO, Maria Salete Kern; SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de. Ceilândia: Mapa da cidadania em rede na defesa dos direitos humanos e na formação do novo profissional do
direito. Brasilia: Universidade de Brasília, 1998.
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2009.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy (org). Educação em Direitos Humanos: Fudamentos teóricometodológicos. Secretaria Especial de Direitos Humanos, Brasília. 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da PesquisaAção. São Paulo:Cortez, 1985.
TRIPP, David, Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Universidade de Murdoch. Disponivél em:www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em:13 de setembro de 2012.
VIGIL, José Carlos. Educación popular y protagonismo historico: una opcion para América Latina. Editorial HVMANITAS, Buenos Aires, 1989.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

ALVES, Adriana Silva. EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 7–16, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24757. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.