Diferentes olhares dos professores da educação básica de Teófilo Otoni/MG sobre a educação inclusiva

Autores

  • Igor Fernandes de Souza Centro Universitário de Caratinga -UNEC
  • Marcilene Castellani Rocha Mathias Centro Universitário de Caratinga

Palavras-chave:

Alunos. Deficiência. Educação inclusiva. Formação continuada. Percepções. Professores.

Resumo

A presente pesquisa analisou o “instituto” da educação inclusiva, e a sua realidade teórica e prática, bem como a expectativas, impressões e percepções dos professores da Educação Básica do Município de Teófilo Otoni sobre essa educação inclusiva. Apurou-se ainda acerca da qualificação dos mesmos para o exercício do atendimento educacional especializado para os alunos deficientes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, por meio de um questionário qualitativo e quantitativo. O material coletado foi submetido a uma análise descritiva sobre a percepção dos participantes. Para tanto, são abordados pertinentes conceitos neste trabalho, sobre a educação inclusiva. Por fim buscou-se identificar o liame que separa a Educação Inclusiva teórica de sua prática, e se esta se mostra possível em nosso atual quadro educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Fernandes de Souza, Centro Universitário de Caratinga -UNEC

Pós-graduado em Gestão Educacional (CHAFIC/UNEC) é professor (pesquisador) e coordenador técnico pedagógico no Centro Universitário de Caratinga-UNEC/Campus Teófilo Otoni.

Marcilene Castellani Rocha Mathias, Centro Universitário de Caratinga

Especialista em Fisiologia do Exercício e Movimento e Aprendizagem Motora (UNEC) é professora (orientadora da pesquisa) no Centro Universitário de Caratinga-UNEC/Campus Teófilo Oton  

Referências

ALBUQUERQUE. Ednea Rodrigues. Inclusão de alunos com deficiência nas representações sociais de suas professoras. Dissertação apresentada
ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2007.
ALBUQUERQUE, Márcia Christina Campos. Percepções, impressões e expectativas de professores frente ao desafio da inclusão: Um estudo no
CEFET/RJ - Cuiabá-MT, 2009 46 p. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso / Campus Cuiabá ”“ Octayde
Jorge da Silva. Trabalho de Conclusão Curso de Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva. Disponível em: http://bento.ifrs.
edu.br/site/ midias/arquivos/ 201022495053767marcia_christina_albuquerque.pdf
BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2005.
BRASIL, Congresso Nacional, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília- Senado Federal. Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, Decreto Lei nº. 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá Providências. Diário Oficial da
União, 26 de Junho de 1990.
BRASIL, Decreto nº 3956 - de 2001, de 8 de outubro de 2001.Dispõe sobre a Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de
discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência.
BRASIL, MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No. 9394, de 20 de Dezembro de 1996.
BRASIL, MEC. Educação ”“ Inclusiva Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental. No. 9394, de 20 de Dezembro de 1996.
BRASÍLIA. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação. Brasília. MEC,2008.
BORGES. Maria Célia. A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais. São Paulo: Person, 2010.
BUENO, J. G. S. A educação inclusiva e as novas exigências para a formação de professores: algumas considerações. In: BICUDO, M. A.; SILVA Jr.,
C. A. (Orgs.) Formação de educadores e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Inclusiva: Componente da Formação de Educadores: Falta formação especializada para professores
atenderem pessoas com deficiência. Instituto Benjamin Constant. 2008. Disponível em: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&paramet
ro=21054; acessO em: 07/08/2011.
CARVALHO, Eunice Nathália Soares de. (Org). Educação especial: deficiência mental. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Especial, 1997 (Série
Atualidades Pedagógicas 3).
CANTINI. Adriana Hartemink. Elaboração de Projetos de Pesquisa. 2011. Disponível em: www.ead.fea.usp.br/Semead/8semead/resultado/.../152.
pdf -
CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ACESSO E QUALIDADE. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994
CORNÉLIO, SILVA. Marli, Marivania Miranda. Inclusão Escolar: Realidade ou Utopia. São Paulo: LINS ”“ SP, 2009.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
KELLER. Sônia Graciete. Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais no Ensino Médio Regular do Colégio Municipal Pelotense.
Pelotas 2010. Universidade Católica de Pelotas Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais Mestrado em Política Social. Disponível em:
http://antares.ucpel.tche.br/ccjes/upload/File/Sonia_Keller/pdf, acesso
KIRAKOWSKI, Jurek. Questionnaires in usability engineering; a list of frequently asked questions. Human Factors Research Group/ HFRG. Disponível em: <http:/ /www.ucc.ie/ hfrg/resources/ qfaq1.html>. Acesso em: 15 abr. 2001.
LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. Ed. São Paulo: Harbra, 1987.
MAESTRI, PREDEBON. Simone, Simone. Educação Física no Ensino Fundamental: O Processo de inclusão do aluno com Autismo, Universidade
Comunitária da Região de Chapecó 2010. 44 (f) Chapecó ”“ SC.
MAZZOTTA, Marcos J. S. (1996). Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, p.199.
NEVES. Tânia Regina Levada. Movimentos Sociais, auto-Advocacia e educação para a cidadania de pessoas com deficiência mental. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2000. p.161.
ParticipAção 89
SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. Política de Educação Inclusiva para o Estado do Paraná. (documento preliminar). Agosto, 2000.
ROCHA. Halline Fialho. O atendimento educacional especializado no processo de inclusão: relato de uma experiência na sala de recursos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Petrópolis 2009. 43p
SANTOS, Rosangela Pires dos. Educação Inclusiva. São Paulo: iEditora, 2001.
SANTOS. Antônia de Fátima de Souza. Educação Inclusiva: Desafio para Professores na Rede Regular de Ensino. Faculdade Gama e Souza.Rio
de Janeiro.RJ.2010
SASSAKI, Romeu Kazumi. Construindo uma sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: Ed W.V.A, 1997
SILVA. Alessandra Santos. Desvelando o sentido de deficiência mental a partir de diferentes abordagens teóricas e diferentes práticas educativas.Barbacena. 2006.Universidade Presidente Antônio Carlos- Departamento de pós graduação. Disponível em: http://www.unipac.br/bb/teses/
chdm20072-5.pdf. acesso em 13/06/2011
SKILIAR, Carlos. (org). Educação e exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial, Porto alegre,Mediação,1998.
SOUZA, Izabel de Lourdes Gimenez. A formação do professor numa perspectiva lúdico-inclusiva: uma realidade possível? Presidente Prudente
2007. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Disponível em http://www4.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/izabel_souza.pdf
PADILHA, Sandra Marisa Allebrandt. Pressupostos Epistemológicos na Educação do Deficiente Mental ao longo dos tempos 2005. Disponível em:
www.ufsm.br/gpforma/1senafe/bibliocon/pressupostos.rtf Acesso em 12 de junho de 2011. Universidade Federal de São João Del-Rei. São João
Del-Rei ”“ Minas Gerais 2010.
PINTO, Valciria de Oliveira. O Corpo Em Movimento: um estudo sobre uma experiência corporal lúdica no cotidiano de uma escola pública de Belo
Horizonte. <disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/Disertacao8ValciriaOliveiraPinto.pdf>
WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2ed. Rio de Janeiro: WVA. 1997. p 53
TAVEIRA. Cristiane Correia. Representações Sociais de Professores Sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares. Rio de
Janeiro. 2008. Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Sá. Disponível em:
http://www.estacio.br/mestrado/educacao/dissertacoes/Dissert_RSPE_cristiane_taveira.pdf. acesso em: 13 de junho de 2011.
ZANINI. Fernanda. Educação Inclusiva e o Papel do Professor Especialista. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru. 2007.
Disponível em: http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Fernanda%20-%20Final.pdf acesso em: 07/08/2011 às 16:18.

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

SOUZA, Igor Fernandes de; MATHIAS, Marcilene Castellani Rocha. Diferentes olhares dos professores da educação básica de Teófilo Otoni/MG sobre a educação inclusiva. Participação, [S. l.], n. 22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25636. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.