Diferentes olhares dos professores da educação básica de Teófilo Otoni/MG sobre a educação inclusiva

Autores

  • Igor Fernandes de Souza Centro Universitário de Caratinga -UNEC
  • Marcilene Castellani Rocha Mathias Centro Universitário de Caratinga

Palavras-chave:

Alunos. Deficiência. Educação inclusiva. Formação continuada. Percepções. Professores.

Resumo

A presente pesquisa analisou o “instituto” da educação inclusiva, e a sua realidade teórica e prática, bem como a expectativas, impressões e percepções dos professores da Educação Básica do Município de Teófilo Otoni sobre essa educação inclusiva. Apurou-se ainda acerca da qualificação dos mesmos para o exercício do atendimento educacional especializado para os alunos deficientes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, por meio de um questionário qualitativo e quantitativo. O material coletado foi submetido a uma análise descritiva sobre a percepção dos participantes. Para tanto, são abordados pertinentes conceitos neste trabalho, sobre a educação inclusiva. Por fim buscou-se identificar o liame que separa a Educação Inclusiva teórica de sua prática, e se esta se mostra possível em nosso atual quadro educacional.

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Biografia do Autor

Igor Fernandes de Souza, Centro Universitário de Caratinga -UNEC

Pós-graduado em Gestão Educacional (CHAFIC/UNEC) é professor (pesquisador) e coordenador técnico pedagógico no Centro Universitário de Caratinga-UNEC/Campus Teófilo Otoni.

Marcilene Castellani Rocha Mathias, Centro Universitário de Caratinga

Especialista em Fisiologia do Exercício e Movimento e Aprendizagem Motora (UNEC) é professora (orientadora da pesquisa) no Centro Universitário de Caratinga-UNEC/Campus Teófilo Oton  

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Publicado

2012-10-25

Como Citar

SOUZA, Igor Fernandes de; MATHIAS, Marcilene Castellani Rocha. Diferentes olhares dos professores da educação básica de Teófilo Otoni/MG sobre a educação inclusiva. Participação, [S. l.], n. 22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25636. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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