A arte de contar histórias infantis: propiciando encantamentos
Palavras-chave:
Histórias infantis. Educação infantil. Cultura.Resumo
Contar histórias infantis é proporcionar à s crianças e aos educadores possibilidades de fazer diferentes leituras do mundo, podendo criar e imaginar situações que os façam estabelecer relações consigo próprio e com o mundo que os cercam. Dessa forma, o projeto de extensão “A Imaginação e o Lúdico: A Contação de Histórias Infantis” se propôs a oferecer aos professores de educação infantil oportunidades para refletir sobre a sua prática pedagógica e redimensioná- la, exercitando o seu papel de propiciador de encantamentos. Além disso, propôs-se também a contribuir para o fortalecimento, o enriquecimento e a inovação da prática de contar histórias para crianças de 0 a 6 anos de idade, utilizando-se de diferentes recursos didáticos confeccionados pelos próprios profissionais, a partir da busca desses recursos na própria região de Viçosa-MG. Os resultados do trabalho apontam um grande número de crianças, adultos e idosos envolvido com a atividade de contar histórias infantis na praça, a qual tende a se tornar permanente. O projeto busca criar possibilidades para que os professores participantes do mesmo se tornem multiplicadores de atividades que incentivem a leitura da literatura infantil, visando também incentivar a participação das equipes de estudantes.Downloads
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Referências
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Publicado
2011-12-21
Como Citar
BARBOSA, Kelli Silva; SANTOS, Maria Lígia Rodrigues; CARDOSO, Paula Caroline. A arte de contar histórias infantis: propiciando encantamentos. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24318. Acesso em: 31 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de desenvolvimento teórico
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