O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800

Palavras-chave:

Transformação social, Espacialidade, Construtivismo

Resumo

Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luna Letícia de Mattos Lambert, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Geografia, pela Universidade de Brasília. É mestre em Educação Ambiental e ensino de Geografia pela mesma instituição, com dissertação intitulada "O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da geografia crítica." Atua como professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, em nível de ensino fundamental.

Maria Lídia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität/Munique/Alemanha (Magister Artium). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo com o tema: "A prática educativa e o estudo do meio". Pesquisa os seguintes temas: Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia, Formação de Professores, Educação e Patrimônio (Natural, Material e Imaterial). Está vinculada ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

FERNANDES, Maria Lídia Bueno. A prática educativa e o estudo do meio: o conceito de sustentabilidade em questão. São Paulo: Annablume, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

______. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: ENCONTRO “PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, 6., 2011, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: ICMBio, 2011. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/Layrargues_e_Lima_-_Mapeando_as_macro-tend%C3%AAncias_da_EA.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2015.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

LOPES, Claudivan Sanches; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia, Londrina, v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/>. Acesso em: 15 set. 2014.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.) Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008a.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008b.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2012.

ZABALA, Antoni. Os enfoques didáticos. In: COLL, Cesar et al. (Orgs.). O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Lambert, L. L. de M., & Fernandes, M. L. B. (2016). O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Crí­ticas, 22(47), 150–169. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.