Financiamento da educação do Brasil: da vinculação constitucional à construção de uma escola com padrões mínimos de qualidade

Autores/as

  • José Marcelino de Rezende Pinto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc11200544980

Palabras clave:

Financiamento da educação, Custo-aluno, Qualidade, Fundef, Fundeb

Resumen

Este artigo parte da hipótese de que, se a vinculação constitucional de uma parte da receita de impostos para a educação foi uma conquista fundamental no sentido de garantir um patamar mínimo de recursos, ela não tem sido suficiente para assegurar o financiamento de um ensino com padrão mínimo de qualidade, como determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O trabalho chama a atenção para a urgência de se estabelecer o valor de custo aluno que assegure esse padrão mínimo de qualidade de ensino, apresenta uma simulação desse valor para um dado padrão de funcionamento de uma escola e avalia o impacto financeiro de sua adoção em toda a educação básica.

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Biografía del autor/a

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutor em Educaçao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1994), Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP-USP. E-mail: jmrpinto@ffclrp.usp.br

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Pinto, J. M. de R. (2005). Financiamento da educação do Brasil: da vinculação constitucional à construção de uma escola com padrões mínimos de qualidade. Linhas Críticas, 11(20), 93–102. https://doi.org/10.26512/lc11200544980

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