Desarrollo del Reuni: crítica a su aplicación y su relación con la economía
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4389Palabras clave:
Reuni, Universidades federales, ExpansiónResumen
Este artículo trata de analizar y discutir parte de las consecuencias de la aplicación en Brasil del Programa de Apoyo a la Reestructuración de Universidades Federales (Reuni), a partir de su implementación, en 2007. Para eso hace un recorte que busca, por medio de documentos oficiales, números de expansión de las universidades, estadísticas, datos de la expansión y de la reestructuración, y la discusión de los mismos, develar una veta económica y administrativa del Reuni que no está escrita en sus artículos y directrices generales. Más que un simple programa el Reuni se muestra una pieza clave en la recomposición del capital productivo y en la transformación de las formas de administración del estado y de políticas públicas.
Descargas
Citas
Brasil. Lei nº 9.394. Lei de diretrizes e bases da educação. Brasília, 1996.
Brasil. Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ”“ REUNI. Brasília, 2007 a. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. REUNI ”“ Diretrizes Gerais. Brasília, 2007 b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. Plano de desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas (PDE). Brasília, 2007 c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2012.
Brasil. REUNI 2008 ”“ Relatório de Primeiro Ano. Brasília, 2009. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 07 set. 2011.
Brasil. Resumo técnico: censo da educação superior 2011. Brasília, 2013.
Brasil. Lei de incentivo à pesquisa. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?option=com_content&view=article&id=12311>. Acesso em: 11 nov. 2013
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade reformanda ”“ o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988.
FERREIRA, Suely. Reforma da educação superior no Brasil e na Europa: em debate novos papéis sociais para as universidades. 2010. Disponível em: <http://www.anped11.uerj.br/reformadaeducacaosuperior.pdf>. Acesso em: 31 out. 2013.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Universidades federais e o REUNI: alterações nas funções da universidade pública brasileira. Revista Advir, Rio de Janeiro, nº23, dezembro de 2009, p. 20-27. Disponível em: <http://www.asduerj.org.br/images/advir/pdf_revista/Advir23online.pdf>. Acesso em: 11 set. 2012.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente na educação superior brasileira: mercantilização das relações e heteronomia acadêmica. Universidade de Minho, 23(2), pp. 73-91. Revista Portuguesa de Educação, 2010.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SILVA JR, João dos Reis. O professor pesquisador nas universidades públicas no contexto da internacionalização do capital: a produtividade do trabalho imaterial superqualificado. 22 (jan-jun). Revista Portuguesa de Educação, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.