A infância e o território da favela

entre proteção e participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36018

Palavras-chave:

Infância, Relações espaciais, Crise sanitária, Desigualdades sociais

Resumo

O artigo analisa as significações conferidas por uma comunidade à presença e à participação infantil nas ruas e na vida social da favela. Os procedimentos de investigação obedeceram a duas etapas. A primeira, desenvolvida antes da pandemia da COVID-19, consistiu em caminhadas guiadas pela região e visitas a residências. Após a adoção do distanciamento social, foi realizada a análise de vídeos produzidos por crianças para programas sociais organizados pela comunidade. Como primeiros resultados, observa-se que, tanto no espaço real, como no virtual, coexistem o esforço de proteção das crianças e o convite para que participem na configuração da favela como um espaço familiar.

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Biografia do Autor

Cibele Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: cibbelecarvalho@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

08.03.2021

Como Citar

Noronha de Carvalho, C. (2021). A infância e o território da favela: entre proteção e participação. Linhas Crí­ticas, 27, e36018. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36018

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