Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3427Palabras clave:
Pós-graduação;, Formação docente;, Docência universitária;, Trabalho pedagógicoResumen
Este estudo visa compreender o papel da Metodologia do Ensino Superior e da Organização do Trabalho Pedagógico no desenvolvimento da docência universitária. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: análise documental, entrevista, observação e grupo focal. As análises mostram que a formação pedagógica universitária privilegia a organização do trabalho pedagógico sob a ótica da heterogeneidade e da contextualização, enfatiza os princípios da unicidade entre teoria e prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas deixa transparecer o contexto da educação básica. Ficou evidente a preocupação com a relação pedagógica, a formação e a participação dos pós-graduandos na produção do conhecimento e o estabelecimento da relação entre o plano proposto e a prática docente cotidiana. Conclui que essas disciplinas percorrem caminho ascendente no âmbito da pósgraduação, faz ponderações sobre a formação de docentes universitários e apresenta sugestões para seu fortalecimento.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, Lea das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In:ANASTASIOU, Lea das G. C.; ALVES, Leonir P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade:pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Univile, 2005, p. 11-35.
ARAÚJO, José Carlos S. Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas:Papirus, 2006, p. 13-48.
BERBEL, Neusi A. N. Metodologia do ensino superior: realidade e significados. Campinas: Papirus, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: MEC, 1996.
CHIZZOTTI, Antônio. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO,Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. 3.ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 103-112.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz eTerra, 1996.
GARCIA, Carlos M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
MARTINS, Pura Lucia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In:VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote eInstituto de Inovação Educacional, 1995.
PONS, Juan de P. El trabajo en el aula:elementos didácticos e organizativos. Sevilla: EdicionesAlfar, 1988.
SANTOS, Boaventura de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática eemancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docênciacomo profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VÁZQUEZ, Adolfo. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Ilma P. A. O projeto e a parametrização do MEC. In: ______. Educação básica e educaçãosuperior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004, p. 47-74.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.