Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar

Autores/as

  • Ana Elizabeth Maia de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Palabras clave:

Educação;, Gestão;, Autoritarismo;, Indisciplina

Resumen

O artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas.   

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Publicado

2004-07-31

Cómo citar

Albuquerque, A. E. M. de. (2004). Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar. Linhas Críticas, 10(18), 33–48. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189