Alfabetización crítica

contribuciones de Paulo Freire y de los nuevos estudios de literacidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785

Palabras clave:

Alfabetización crítica, Literacidad, Paulo Freire, Pedagogía de la pregunta

Resumen

El propósito de este ensayo consiste en reflexionar sobre la alfabetización de los niños, buscando articular dos perspectivas epistemológicas: la concepción de Paulo Freyre sobre educación y alfabetización y la teoría de los nuevos estudios de literacidad (NEL) que circulan en el país desde la década de los 90 del siglo XX. Al tratar de responder las preguntas sobre ¿qué alfabetización queremos para niños, jóvenes y adultos y cuál es el significado de la alfabetización hoy en día?, nuestras reflexiones indican que una posible transformación de las prácticas de alfabetización pasaría por una transformación de la escritura que circula en la escuela junto con una pedagogía de la pregunta y del diálogo, como elementos fundadores de la práctica pedagógica alfabetizadora.

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Biografía del autor/a

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil

Doutora em educação pela UFMG. Pós doutorado pelo King’s College e pela Goldsmiths, University of London. Coordenadora do GPEALE. Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Bolsista produtividade do CNPq. E-mail: socorronunes@ufsj.edu.br

Ana Caroline de Almeida, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, Brasil

Doutora em educação pela UFPE. Atua no GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade. Professora do Centro Universitário de Lavras - Unilavras e Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Pesquisadora da área de alfabetização e letramento e colaboradora no projeto de pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E. F. E-mail: anacaroline@unipac.br

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Doutora em educação pela UFPE. Atua nos seguintes Grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade - GPEALE; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL; Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Profissão e Formação Docente. Pesquisadora da área de alfabetização e letramento, colaboradora no projeto Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E. F. E-mail: magda.dezotti@hotmail.com

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Publicado

2020-10-21

Cómo citar

Alencar Nunes Macedo, M. do S., de Almeida, A. C., & Dezotti, M. (2020). Alfabetización crítica: contribuciones de Paulo Freire y de los nuevos estudios de literacidad. Linhas Críticas, 26, e29785. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785

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