Em busca de uma formação profissional possível na educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação profissional, EJA, Mundo do trabalho

Resumo

O texto explora a temática da formação na interface educação do campo/ educação profissional (EP), atentando para as mutações no mundo do trabalho, dilemas e perspectivas da formação humana no campo. Essa demanda interpela a expansão da rede federal e as possibilidades da formação em alternância vinculada ao Proeja, nos campi de Institutos Federais. Toma, como base, estudos no âmbito da educação popular, do trabalho e educação, da educação de jovens e adultos (EJA) e a práxis como categoria fundante que mobiliza reflexões e ações em prol de outra lógica na oferta da EJA integrada à EP no campo.

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Biografia do Autor

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professora adjunta da Universidade Federal do ES. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/CE/UFES e coordena o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação. Integra o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo (líder). Publicou o artigo: Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In: Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011. oliveiraedna@yahoo.com.br

Iraldirene Ricardo de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. Especialização em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José". Exerceu a Função de Diretora da Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus "Antônio Valesini" no período de 2001 a 2004. Atuou como Professora da Rede Municipal de Ensino de 1992 a 1994 e Professora da Rede Estadual de 1992 a 1995. Desempenhou a função de Supervisora Escolar do Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa no período de 1996 a 1998. Graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos em 2010 pela Universidade Norte do Paraná. Concluiu a Especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Cândido Mendes em 2013. É servidora efetiva do quadro de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus de Santa Teresa/ES, no cargo de Pedagogo/Supervisão Pedagógica, desde 01 de novembro de 1994. Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Oliveira, I. R. de. (2017). Em busca de uma formação profissional possível na educação do campo. Linhas Crí­ticas, 22(48), 300–323. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena