Narratives “in opposition” of rural children amid the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33977

Keywords:

Rural Children, COVID-19 Pandemic “in opposition", Storytelling

Abstract

This text brings the results of an investigation about the political and creative place of childhood as a decolonial movement of struggle and resistance affirmed in the narratives of peasant children during the pandemic. The political participation of rural children is presented through storytelling in a live broadcast by Rádio Camponesa FM 96.7. The theoretical dialogue was carried out through works by Catherine Walsh, Moacir Gadotti, and Walter Benjamin. In this context, the acknowledgment of a decolonial pedagogy emerges in the face of economic, political, health, and social crisis in Brazil as opposed to market logic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia Vianna de Melo, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Educação da Universidade do Rio de Janeiro (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Rio de Janeiro. E-mail: claudiavdemelo@gmail.com

Bárbara de Oliveira Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente do Programa de Pós-Graduação da UERJ. E-mail: bog.ped@gmail.com

 

References

Antunes A. (2016, novembro 11). A uberização leva à intensificação do trabalho e da competição entre os trabalhadores (entrevista com Márcio Pochmann). Revista Instituto Humanitas Unisinos. http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/562224-a-uberizacao-leva-a-intensificacao-do-trabalho-e-da-competicao-entre-os-trabalhadores-entrevista-com-marcio-pochmann

Aquino, L. (2015). Educação da infância e pedagogia descolonizadora: reflexões a partir do debate sobre identidades. Em A. L. G. Faria, A. Barreiro, F. Santiago, E. E. Macedo, N. A. Silva, P. R. Silva, & S. E. Santos (Orgs.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras (pp. 95-105). Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=73884

Barreiro, A., & Faria, A. L. G. (2016). Descolonizando nossos pensamentos: por uma pedagogia descolonizada para a educação infantil. Em V. A. Cancian, S. F. da S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (pp. 253-268). UFSM, Centro de Educação, Unidade de Educação Ipê Amarelo, MEC/SEB.

BBC News Brasil. (2020, março 8). Coronavírus: OMS declara pandemia. BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518

Benjamin, W. (1987a). Sobre o conceito da história. Em W. Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas 1, pp. 222-234). Brasiliense. https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/10/obras-escolhidas-vol-1-magia-e-tc3a9cnica-arte-e-polc3adtica.pdf

Benjamin, W. (1987b). Livros infantis antigos e esquecidos. Em W. Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas 1, pp. 235-243). Brasiliense. https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/10/obras-escolhidas-vol-1-magia-e-tc3a9cnica-arte-e-polc3adtica.pdf

Benjamin, W. (1987c). História cultural do brinquedo. Em W. Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas 1, pp. 244-248). Brasiliense. https://psicanalisepolitica.files.wordpress.com/2014/10/obras-escolhidas-vol-1-magia-e-tc3a9cnica-arte-e-polc3adtica.pdf

Benjamin, W. (2015). A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Nau.

Brasil. (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (Regulamenta o art. 8º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Presidência da República. Secretaria-Geral. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm

Brasil. (2020a). Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020 (Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993). Presidência da República. Secretaria-Geral. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L13982.htm

Brasil. (2020b). Decreto nº 10.316, de 7 de abril de 2020 (Regulamenta a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020). Presidência da República. Secretaria-Geral. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10316.htm

Brasil. (2020c). Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020 (Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da covid-19). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

Deutsche Welle. (2020, julho 30). Coronavírus: Brasil acumula mais de 90 mil mortes por covid-19. Deutsche Welle. https://www.dw.com/pt-br/brasil-acumula-mais-de-90-mil-mortes-por-covid-19/a-54370266

Folhapress. (2020, março 12). Tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus. Folha de Pernambuco. https://www.folhape.com.br/noticias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-novo-coronavirus/133214

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2020a). MonitoraCovid-19. Ministério da Saúde. https://bigdata-covid19a.icict.fiocruz.br

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2020b). Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia covid-19: crianças na pandemia covid-19. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%cc%a7as_pandemia.pdf

Gadotti, M. (2010). A carta da Terra na educação. [Cidadania planetária 3]. Instituto Paulo Freire.

Haidar, D. (2020, maio 8). Ônibus do BRT seguem superlotados durante a pandemia do coronavírus no Rio. G1 Rio de Janeiro. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/28/onibus-do-brt-seguem-super-lotados-durante-a-pandemia-do-coronavirus-no-rio.ghtml

Lis, L. (2019, dezembro 10). Metade da população brasileira não tem acesso a rede de esgoto, diz ministério. G1 Economia. https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/12/10/metade-da-populacao-brasileira-nao-tem-acesso-a-rede-de-esgoto-diz-ministerio.ghtml

Macedo, E. E., Santiago, F., Santos, S. E., & Faria, A. L. G. (2016). Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória. Crítica Educativa, 2(2), 38-50. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.95

Mendes, R. (s.d.). O menino que tudo queria. Casa Publicadora Brasileira.

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). (2020, abril 19). Posicionamento público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativo à proposta de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/POSICIONAMENTO-MIEIB-PARA-O-CNE-FINAL-19.04.2020.pdf

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). (2020, janeiro 30). OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812

Perrault, C. (2004). O pequeno polegar. Companhia das Letrinhas.

Pulino, L. H. C. Z. (2018). Narrativas, infância e educação: reflexões e perspectivas. Linhas Críticas, 23(51), 412-427. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8240

Tokitaka, J. (2017). Pedro vira porco-espinho. Jujuba.

Vasconcellos, T. de. (2016). A menina e as batatas: infância, filosofia, brinquedo e brincadeira. Em V. A. Cancian, S. F da S. Gallina, & N. Weschenfelder (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil (p. 281-296). UFSM, Centro de Educação, Unidade de Educação Ipê Amarelo; MEC/SEB.

Walsh, C. (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. Em J. Viaña, L. Tapia, & C. Walsh. Construyendo interculturalidad crítica (pp. 75-96). Convenio Andrés Bello.

Walsh, C., Oliveira, L. F., & Candau, V. M. (2018). Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(83). http://doi.org/10.14507/epaa.26.3874

Published

2020-12-01

How to Cite

Vianna de Melo, C., & de Oliveira Gonçalves, B. (2020). Narratives “in opposition” of rural children amid the COVID-19 pandemic. Linhas Críticas, 26, e33977. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33977

Issue

Section

Dossier: Tempo de pausa ou de crise?

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.